TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É O PORTFOLIO

Por:   •  8/7/2019  •  Abstract  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Federal do Sul da Bahia

Componente: ISC0156 - Semiologia/Propedêutica Clínica Geral

O que é o Portfólio e suas finalidades

O portfólio é uma ferramenta de aprendizado, na qual eu como aluno construo meu próprio conhecimento a partir dos encontros em sala de aula e material extra, além da minha experiência fora da universidade, incentivando a análise crítica, reflexiva e humanística da prática. O trabalho do portfólio é feito paralelo as aulas, além do uso de metodologia ativa, integrando o coletivo da equipe e individual.

O portfólio propicia o registro personalizado de experiências, conjunto desse processo de entendimento e empático dos assuntos tratados. Um documento que durante seu processo de construção pode ter o feedback do professor, e ao ser concluído de torna muito importante, além de poder ser revisto várias vezes, sendo impresso ou eletrônico, em caso de dúvidas, para relembrar, como consulta por nós alunos.

O nosso portfólio é utilizado no componentes do Bloco de Semiologia/ Propedêutica, e consegue desenvolver o raciocínio clínico, a compreensão do processo diagnóstico e terapêutico, da relação médico-paciente, da responsabilização e da vivência da atenção primária integral à saúde no ambiente extra-hospitalar, relacionado a outros componentes de outros blocos.

O docente ao avaliar o portfólio analisa o conhecimento adquirido por ele, já que o que se faz necessário é o aprendizado do aluno mais do que o que é repassado pelo docente. O aluno irá construir seu próprio conhecimento, habilidades e desenvolver sua autorreflexão, com sua vivência além do discurso do professor e dos livros.

Como parte do processo avaliativo, tendo alguns pontos padrões, do que deve constar nele, e sendo sua correção feita por mais de um professor, com sua correção desuniforme, vista de diferentes critérios. Após a entrega é feita uma pequena apresentação do que foi mais relevante para o aluno e uma devolutiva do avaliador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com