TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É ÉTICA

Seminário: O QUE É ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Titulo O que é Ética

O livro O que é Ética, de Álvaro Valls, publicado pela editora Brasiliense, com sete capítulos, 87 páginas, em sua17ª reimpressão, fala da ética de maneira simples e acessível a todos.

Esta obra dedica-se a orientar as pessoas sobre os procedimentos humanos fundamentados nos preceitos éticos. De forma didática, considerando cada aspecto do que se deve de forma acertada realizar, é como um guia que tem como exemplos vivências consagradas. Associa princípios e fatos, bases filosóficas e história, ideal e realidade. Apresenta as diversas formas de manifestação de comportamentos entre as pessoas e as compara com a experiência das convivências registradas em fatos notáveis, praticados por seres representativos da humanidade. É um elo entre a Ética e os valores. Trata da força da energia espiritual que flui pela mente e se materializa nos atos das pessoas. É uma apologia das propriedades do amor, da sabedoria, do empreendimento e da reflexão como elementos básicos que representam as propriedades da alma e que, bem dirigidas, consagram Valores Humanos pela prática da Ética.

O livro começa assimilando ética ao comportamento humano em suas diversas ações e costumes, trazendo uma série de questionamentos.

Para o autor Álvaro Valls mostra os problemas, a maneira tradicional e a moderna em que os povos agiam diante da ética e da moral, já que o assunto gerava polêmica. Como foi no caso de Sócrates, filósofo grego, condenado a beber veneno, acusado de induzir a juventude a questionar as leis. Enquanto isso Kant achava que ética dependia da igualdade humana, estava sempre em busca da moral racional entre os povos, ou seja, todos deveriam agir segundo a razão.

A relação da ética com a doutrina religiosa, onde se discute as influências de relacionamento, sexualidade e moralidade. As atitudes do ser humano perante a sociedade influenciava no modo em que as pessoas eram vistas. Princípios religiosos era de fato, uma moral existente.

Para Álvaro Valls a moral agia de acordo com a consciência de cada pessoa. Praticar o bem era um ato importante na doutrina. Para outros, viver de acordo com a natureza era fundamental, soava como viver aos princípios de Deus. E ainda havia aqueles que achavam que o mais importante era a busca pelo prazer.

Para Antonio de Sá a religião em geral se fundamenta em preceitos éticos, mas, algumas delas se apoiaram ao longo dos anos em crendices e fanatismos. Não creio que sejam as religiões os fatores exclusivos de sucesso ou insucesso dos seres, mas, admito que muitos indivíduos precisam dela para conter seus instintos e buscar direcionamentos. A opção entre o racional e a crença tem sido uma luta filosófica de há muito. Voltaire acreditou que ser religioso implicasse abdicar a razão e os iluministas assim admitiram. A ciência não admite dogmas. Algumas religiões são por naturezas dogmáticas. Baseia-se a crença em oferecer aquela proteção que se busca desde que se sai do ventre materno aonde nada nos faltava. Não recuso nem combato quem tem religião, apenas adoto em minha obra a filosofia da benevolência.

No quinto Capítulo, aborda a liberdade humana, fato que depende do modo de pensar e agir no seu interior e exterior, lembrando sempre que há normas a serem seguidas e responsabilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com