TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Acontece Quando Lemos

Artigo: O Que Acontece Quando Lemos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho do cérebro é surpreendente, principalmente em se falando de aprendizagem. O cérebro é muito complexo, e os cientistas e todos que o estudam ainda não conseguiram compreendê-lo totalmente.

No cotidiano escolar, percebe-se que a leitura é um problema para muitos alunos, principalmente para aqueles que já saíram da fase infantil. Para compreendermos melhor esse processo, precisamos entender o que está por trás dos olhos, qual é o trabalho do cérebro e qual a importância da memória para facilitar esse momento de aprendizagem de acordo com a especificidade de cada situação de leitura.

Nossos olhos ocupam um papel muito importante na leitura, as percepções do cérebro estão pautadas nas informações recebidas pelos olhos. As informações visuais e não-visuais que passam por traz deles são essenciais. Há uma reciprocidade entre essas duas informações, por isso, quanto mais informações o leitor aplicar, mais fácil será a leitura. Segundo Smith (1989, p. 84), a informação não-visual já está em nossa mente, atrás dos olhos; enquanto que a visual desaparece quando as luzes se apagam, ou seja, a informação visual é aquela que está impressa, mas somente ela não é suficiente para a leitura.

Smith (1999, p.20), em seu livro Leitura significativa, nos apresenta outras informações que são necessárias à leitura:

• Compreensão da linguagem relevante;

• Conhecimento do assunto;

• Habilidade em relação à leitura.

Para ser compreendida, a leitura não necessita somente dos olhos, mas de outros mecanismos que viabilizem esse processo. Uma compreensão da linguagem e conhecimento sobre o que se lê, ou seja, a linguagem não-visual já armazenada em nossa mente.

Possuímos de forma clara e distinta dois hemisférios – o esquerdo e o direito. O primeiro, responsável pelo controle motor e sensorial do lado direito do corpo, o segundo, pelo controle do lado esquerdo. Nossa aprendizagem está quase que apoiada em estímulos para o hemisfério cerebral esquerdo.

O cérebro sempre foi o órgão essencial da aprendizagem, razão por que resolvemos explanar, através desta pesquisa, todo seu trabalho no processo de leitura e escrita, pois a necessidade de desenvolver a capacidade de compreender textos orais e escritos, de assumir a palavra e produzir textos é incessante no mundo contemporâneo. Se o aluno não compreende o que lê, dificilmente conseguirá interpretar algumas situações no seu dia-a-dia. Daí a necessidade de um estudo mais melindroso que possibilite uma melhor compreensão de todo esse processo.

O cérebro precisa ser estimulado, animado, exercitado. Segundo Smith (1989, p.107), cerca de 10% da população apresenta o hemisfério direito envolvido primariamente na linguagem. Segundo ele, esse hemisfério parece controlar os aspectos emotivos, enquanto que o lado esquerdo ocupa-se com outras atividades como quando escrevemos uma carta, quando ouvimos uma música. Ele ainda nos afirma que “nosso cérebro, portanto, é duplo, tendo cada metade sua maneira de assimilar e processar informações, necessitando, portanto receber, sempre que possível, em sala de aula, estímulos específicos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com