TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espiral Do Conhecimento Podemos Imaginar Uma Espiral. É Exatamente Isto Que Agora Irá Acontecer Com O Conhecimento. Ao Se Chegar Nesta Etapa, Os Processos Novamente Se Iniciam, Ou Seja, O Conhecimento Explícito, Que Anteriormente Fora Internalizado,

Trabalho Universitário: A Espiral Do Conhecimento Podemos Imaginar Uma Espiral. É Exatamente Isto Que Agora Irá Acontecer Com O Conhecimento. Ao Se Chegar Nesta Etapa, Os Processos Novamente Se Iniciam, Ou Seja, O Conhecimento Explícito, Que Anteriormente Fora Internalizado, . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 2

A espiral do conhecimento

Podemos imaginar uma espiral. É exatamente isto que agora irá acontecer com o conhecimento. Ao se chegar nesta etapa, os processos novamente se iniciam, ou seja, o conhecimento explícito, que anteriormente fora internalizado, vai agora ser socializado novamente, disponibilizando-o aos funcionários, fazendo com que o conhecimento seja efetivado enfim, exatamente como uma espiral. Afinal a criação do conhecimento é um processo dinâmico e contínuo.

Podemos imaginar a espiral do conhecimento na seguinte sequência: através da socialização, o conhecimento tácito é trocado e posteriormente convertido em explícito, através da internalização. Iniciando o processo de combinação, este novo conhecimento recém-adquirido é combinado ao já existente gerando novos conhecimentos para a organização. Finalmente este novo conhecimento será internalizado e transformado em manuais, documentos, normas, etc. fazendo com que todo o processo se reinicie, através da socialização começando tudo de novo.

È preciso atentar que para o sucesso desta conversão do conhecimento é necessário que os indivíduos envolvidos estejam suficientemente motivados para isto e que haja a plena disseminação do conhecimento pela empresa (políticas e diretrizes), onde todos convivam em um ambiente propício à colaboração.

Para a gestão do Conhecimento acontecer é preciso um foco único, objetivo, pois será necessário reunir o capital humano, a cultura organizacional e a tecnologia da informação.

Mais informações destes tipos de conversão do conhecimento podem ser encontradas quando estudamos ´aprendizado organizacional´ (internalização e externalização), ´cultura organizacional´ (socialização) e ´ambientes colaborativos´ (combinação).

Demonstrar a importância da Gestão do Conhecimento (GC) nas instituições. Hoje percebe-se que com clareza crescente que o conhecimento constitui o eixo estruturante do desempenho de sociedades, regiões e instituições. A arte do conhecimento é uma trajetória humana. O conhecimento na história humana é antigo, mas quando se fala numa Gestão do Conhecimento na qual se procura o conhecimento individual e coletivo, o seu ativo é o mais importante para Gestão do Conhecimento. Um dos fatores que mais contribuiu para ampliar o conhecimento é a formação de uma massa crítica e o processo de internacionalização nas organizações. Todo o tipo de conhecimento traz a necessidade de um gerenciamento, uma gestão, no sentido de aliar a busca de conhecimento, à busca de resultados. O conhecimento adquirido deve ser revertido em produtividade, qualidade e soluções inovadoras, para sim se constituir em um diferencial competitivo sustentável. Para concepção deste trabalho de “Gestão do Conhecimento nas instituições” um tema muito amplo sobre o assunto em questão. Este estudo é elucidar sucintamente a importância de uma Gestão Conhecimento e apontar este diferencial numa instituição, as suas abordagens, e a criação de uma nova forma de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com