TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que são Direitos Humanos

Trabalho Universitário: O Que são Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 4

A origem dos direitos humanos se deu inicialmente na religião, sendo que o cristianismo é a que mais se destaca, tendo como base a proteção da dignidade do ser humano. A filosofia e a ciência também tiveram a sua contribuição para essa existência.

Direitos humanos, pela própria acepção da palavra, diz respeitos aos direitos dos homens. Estes direitos visam assegurar a liberdade, a igualdade, a fraternidade, a dignidade da pessoa humana, com a finalidade de atingir o bem estar social. São pilares fundamentais dos direito humanos: o respeito mútuo e a preservação da pessoa humana.

O art 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) dispõe que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

A dignidade da pessoa humana é uma condição humana mínima, a qual deve ser assegurada a toda pessoa em território brasileiro. Quando se fala em condição humana mínima, significa que nenhuma pessoa seja posta em condições existenciais sub-humanas.

Seguindo esta linha de pensamento, pode-se observar através dos vídeos propostos (Exploração do trabalho infantil Unicef e Violação dos direitos humanos) que a realidade acaba sendo totalmente diferente.

É desumano imaginar que milhares de crianças, a partir dos 5 anos, estão sendo obrigadas a trabalhar. Muitas vezes em trabalho pesados, insalubres, perigosos. Além de terem que trabalhar, estas crianças perdem a oportunidade de ir à escola. Ao invés de estarem nas salas de aula aprendendo a ler e escrever, ao invés de estarem brincando e aproveitando sua infância, estão tendo de se sujeitar à escravidão, servidão por dívida, servidão, trabalho forçado, conflito armado, prostituição.

O vídeo sobre a exploração infantil, mostra que ainda há esperanças de reverter este quadro. Nos últimos quatro anos, 28 milhões (dados retirados do vídeo) de crianças passaram a ter melhores condições e vida e a frequentar escolas; passaram a brincar e ter uma infância digna. Mas por outro lado, não se pode ignorar que muito ainda deve ser mudado, pois outros milhões de crianças ainda estão tendo suas infâncias roubadas em prol do trabalho.

O vídeo sobre a violação dos direitos humanos nos mostra um outro lado. O lado do ser humano (crianças e adultos, e não apenas das crianças) vivendo em situações degradantes, sub-humanas. Adultos acorrentados, crianças com armas em punho, fome, desnutrição infantil. Mostra também a desumanidade de homens que matam, planejam atentados, explodem bombas, fazendo com que milhares de vidas sejam perdidas, desamparando famílias.

Ao final do vídeo, mostra a esperança através da união dos povos de diversas raças (foto de uma pessoa afrodescendente com uma criança branca nas mãos); mostra a esperança nos olhos de uma criança e a alegria de crianças bem cuidadas que vivem a infância que toda criança deveria viver. Mostra a união dos homens (foto das mão negra e da mão branca em formato de coração com o mapa mundi ao centro).

Neste momento, surgiram dois pontos de vista diferentes no meu entender: por uma lado a questão da esperança conforme citado acima) e por outro a disparidade do mundo em que vivemos – de uma lado, fome miséria, falta de estudos, trabalho forçado, condições totalmente desumanas de vida. Por outro lado, a vida, o estudo, o trabalho de uma forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com