TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Arquitetura

Trabalho Universitário: O Que é Arquitetura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

LEMOS, Carlos A. C. O que é Arquirtetura.7.ed.São Paulo: Brasiliense,1994.

RESUMO

Nascido em 1925, Carlos Alberto Cerqueira Lemos, Forma-se em arquitetura no Mackenzie em 1950. É professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, membro do comitê brasileiro do International Council of Monuments and Sites do Comitê Brasileiro de História da Arte. Participa da equipe projeto do Ibirapuera, e dirige seu escritório. Publica diversos trabalhos sobre arquitetura brasileira, como Dicionário da Arquitetura Brasileira; Alvenaria Burguesa: breve história da arquitetura residencial de tijolos em São Paulo, entre outros. Escrito em apenas oitenta e cinco páginas o livro. O que é Arquitetura, é escrito em uma espécie de linha do tempo, retratando a historia da arquitetura resumidamente.

A construção bela

“A beleza é cogitação da estética, disciplina que, naturalmente, não é exclusiva da arquitetura e sim das artes em geral, e nesses caminhos e descaminhos do belo iremos nos perder tentando explicar o papel da arquitetura em nossa vida” (p.9).

“[...] A arquitetura, boa ou má, não se define pelo ornato oposto à construção e não nos esqueçamos de que todas as casas rurais da época tinham praticamente a mesma planta, com variações irrelevante, e eram construídas segundo a mesma técnica, a taipa[...]” (p.13).

“[...] Racionalismo tecnicista [...] no modernismo, chega mesmo a um certo radicalismo por parte de alguns profissionais plenamente convictos de que a beleza somente pode emanar das corretas fórmulas matemáticas, regentes do uso apropriado dos materiais de construção” (p.18).

Para o Autor, é difícil imaginar construções levantadas sem um desejo de se fazer algo belo dentro de uma estética, rudimentar. As pessoas de certa forma procuram achar um vínculo entre a arquitetura e a beleza, então arquitetura seria a providência de uma construção bela.

A arquitetura ao longo do tempo

“A arquitetura e todas as artes manuais implicam numa ciência que tem, por assim dizer, sua origem na ação e produzem coisas que só existem por causa delas e não existiam antes”(p.20).

“[...] Vitrúvio percebe na arquitetura três aspectos: a solidez, a utilidade e a beleza, dando assim, importância maior ao lado prático ou técnico, deixando o artístico propriamente dito por último” (p.21).

“ [...] a produção arquitetônica ficava nas mãos de profissionais extremamente ciocos de seus conhecimentos interdisciplinares, mantidos nos segredos das corporações, confundindo-se a figura do arquiteto com a do mestre do risco, com a do mestre-de-obras” (P.24).

Naquele tempo, as construções eram baseadas na melhor utilização possível dos blocos de mármore, aliavam a tecnologia apropriada a uma indiscutível intenção plástica, que ia até os requintes das deformações corretoras das ilusões ópticas, definindo, assim a criação artística.

O partido arquitetônico

“Partido seria uma consequência formal derivada de uma série de condicionantes ou de determinantes; seria o resultado físico da intervenção sugerida” (p.38).

“O sistema construtivo é, talvez, o mais importante dos determinantes do partido arquitetônico e a seu respeito há muito o que falar, por estar nele implica uma soma de dados de interesse cultural e portanto definidores de uma personalidade” (p.40)

“O programa de necessidade é outro fator importante na determinação do partido arquitetônico. Quase tão importante quanto o sistema construtivo ” (p.43)

Para Carlos Alberto, a arquitetura serve para atender a necessidade imediata ou expectativas programadas, e caracterizadas por partidos, tendo como base o sistema construtivo e o programa de necessidade que compõem um rol de determinações e de expectativas.

Arquitetura Moderna

“Uma arquitetura somente poderá ser considerada moderna quando a intenção plástica contida no ato de projetar e, também, os condicionantes do partido forem encarados e atendidos dentro dos mais recentes critérios de abordagem, garantindo a contemporaneidade global[...]” (p.57).

“Se a intenção plástica é absolutamente coerente com a estética vigente e se a técnica construtiva é a mais recente possível, mais de meio caminho já está andado em direção à verdadeira arquitetura moderna” (p.60).

“[...] É nas construções das indústrias poderosas, nos edifícios das companhias de alto gabarito financeiro e nas construções oficiais que vamos encontrar as possibilidades de apreciar as últimas manifestações da verdadeira arquitetura moderna [...]” (P.65).

Segundo Carlos Alberto, a população em geral vem fazendo por conta própria má arquitetura, sendo que a arquitetura moderna com tecnologias de construção só está sendo possível enxergar em edifícios e indústrias, essa modernidade não está ao alcance de todos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A obra é de suma importância para a disciplina de Desenho Arquitetônico, pois mesmo sendo um breve resumo do que é a arquitetura; ao mesmo tempo podemos usá-lo como referência para um trabalho de pesquisa mais aprofundado, a obra tem a finalidade de esclarecer o que é arquitetura, para isso, o autor usa principais linhas de pensamentos que giram e movem a arquitetura, usando de conceitos como o belo, períodos históricos, partidos, e grandes nomes da arquitetura, encerrando o livro com uma breve descrição da arquitetura moderna. Arquitetura envolve conhecimentos ligados à Engenharia Civil (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) por meio de desenhos proporcionando a análise antes de por a obra em prática.

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »