TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Arte Jorge Coli

Por:   •  25/5/2022  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

O que é arte?

Introdução

Até mesmo uma pessoa que não tem muito contato com a cultura é capaz de citar exemplos de obras de arte ou de artistas. Mesmo sem ter uma definição clara e lógica sobre o conceito de arte, é possível identificar algumas obras culturais (produções da cultura).

Podemos dizer, que arte é a forma como os seres humanos se expressam diante de algo que traz um sentimento de admiração. Não precisamos nos preocupar se não sabemos o conceito de arte, é o suficiente saber quais coisas significam essa ideia e como devemos nos comportar em relação a elas. Davi de Michelangelo é arte e todos sabem disso. Entretanto, em um livro de Marcel Duchamp, uma de suas obras é um aparelho sanitário de louça, igual dos mictórios masculino do mundo inteiro, conservado em um museu. Esse objeto não corresponde a ideia que eu tenho sobre a arte.

Até mesmo uma história em quadrinhos pode ser chamada de arte. Escrita por Stan Lee, que é um autor, grande artista, que produziu uma obra de arte.

A arte não é precisa. Para definir o que é arte, ou não, um instrumento usado é o discurso entre o crítico, o historiador da arte, o perito e o conservador de seu sobre o objeto artístico. Eles que dão o conceito de arte a um objeto. Na arquitetura, como é impossível levar uma casa ou uma igreja a um museu, existem instituições legais (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Dessa forma não é preciso se preocupar, já que a cultura possui instrumentos que determinarão o que arte ou não.

A instauração da arte e os modos de discurso

A hierarquia dos objetos

A arte se fixa no nosso mundo através da manifestação cultural que envolve os objetos: o local, discurso e as atitudes de admiração. Eles dão ao objeto, a condição de arte. A galeria permite que o pintor manifeste sua arte, expondo seus quadros, e ao escolher um objeto dentre os inúmeros que o rodeiam, determina que ele seja “artístico”.

Esses instrumentos não criam uma divisão entre objetos artísticos e não artísticos, apenas mostram que uma obra tem mais interesse que outra (hierarquia dos objetos artísticos). Mas isso não quer dizer que um objeto seja mais arte que os outros.

A crítica tem o poder de atribuir o estatuto de arte a um objeto e de classificar ele numa ordem de excelência (superior ou inferior) segundo critérios próprios.

Os caminhos do discurso

A arte não mantém objetividade de definição. É necessário conhecer e estudar o estilo do autor para se reconhecer o processo na produção de sua obra.

Portanto, a arte é emoção, sentimento, mas também depende da razão, da organização de ideias, da sua técnica e processo.

Toda leitura que se faz de uma obra é subjetiva ao proporcionar inúmeras possibilidades de interpretação daquele que olha como espectador e daquele que olha como crítico.

A hierarquia dos objetos pretende afirmar que existe uma classificação das obras de arte feita pelos críticos e que estes a classificam quanto à sua qualidade, onde o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com