TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Burocracia

Casos: O Que é Burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Burocracia

Burocracia é um conceito relativo ao predomínio desproporcionado do aparelho administrativo no conjunto da vida pública ou dos negócios privados. Consiste num governo exercido por funcionários, apodado de "tirania do funcionário", carente de imaginação. Considera o público como uma massa amorfa, susceptível de ser transformada em números e expedientes. A sua razão de existência baseia-se num esquematismo "correto", meticuloso e fora da realidade. Caracteriza-se especialmente pela sua impossibilidade de se afastar das normas e instruções "seguras" e ortodoxas, já conhecidas e experimentadas.

Burocracia também é utilizado de maneira pejorativa, quando diz-se sobre os trâmites de um processo, por exemplo, para abrir uma empresa, para levar um processo para a justiça, para emitir documentos originais, e etc. Muitos pensadores afirmam que essa forma de ver a burocracia é característica dos leigos, e indicam que a burocracia moderna é o modo mais eficiente de administração, tanto no domínio privado (numa empresa capitalista, por exemplo) quanto na administração pública.

Burocracia - Max Weber

Burocracia também faz parte dos estudos do economista alemão Max Weber, que criou a Teoria da Burocracia, para explicar a forma que as empresas se organizam. Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.

Weber disse que na burocracia está também concentrado a impessoalidade, a administração, a diferencias de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia. Max Weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.

De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático moderno são:

• Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos;

• Funcionários são contratados de acordo com a sua competência técnica e qualificações específicas;

• Funcionários cumprem tarefas que são de acordo com regras e regulamentos escritos;

• A remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro;

• Funcionários devem cumprir regras hierárquicas e códigos disciplinares que fundamentam as relações de autoridade.

Burocracia Estatal e na Administração Pública

Em uma das suas obras, Ludwig von Mises (economista e sociólogo austríaco) deu a entender que na burocracia estatal, não há apreço pela realidade. De um ponto de vista burocrático, um Estado grande e poderoso representa uma vantagem inquestionável. Contudo, segurança e confiabilidade na ação do Estado não necessariamente significam burocracia, que muitas vezes é sinônimo de falta de uniformidade nos procedimentos, lentidão no atendimento e exigências não previstas nos textos regulatórios.

Uma característica distintiva da administração pública

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com