TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Clorofila

Monografias: O Que é Clorofila. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Clorofila é cada um dos pigmentos que se encontram nas células das plantas, dando cor verde às suas folhas. A cor verde é conseguida devido a absorção de luz das regiões entre o azul e o vermelho do espectro de luz, refletindo diferentes tonalidades de verde. O conceito de clorofila foi criado em 1818 por F. Pelletier e J. B. Caveteau.

A clorofila é fundamental para o fenômeno da fotossíntese. No processo de fotossíntese, a clorofila capta a luz solar e a utiliza como fonte de energia para transformar dióxido de carbono, água e sais minerais em alimento. Durante essa transformação, a planta libera oxigênio no ar.

Existem quatro tipos de clorofila: a, b, c e d. As clorofilas a e b são encontradas em plantas verdes e estão envolvidas no processo de fotossíntese. Nas algas e cianobactérias estão presentes as clorofilas c e d. As clorofilas a e b possuem um espectro de absorção da luz um pouco diferente, com máximos na região do azul e do vermelho do espectro, o que quer dizer que absorvem preferencialmente a luz azul e vermelha.

Este pigmento vegetal verde é formado por uma porfirina que contém magnésio. Encontra-se principalmente nas folhas, localizado no interior de membranas altamente organizadas e densamente empilhadas (tilacoides).A clorofila a apresenta-se nos cloroplastos e estruturas análogas de todos os organismos fotossintéticos ativos, com exceção das bactérias fotoautotróficas, que contêm clorofila bacteriana.

A síntese da clorofila realiza-se na presença da luz. As plantas mantidas na obscuridade não têm a cor verde. Se na planta predominarem outros pigmentos (antocianinas, carotenoides), as folhas tomam a cor azul, violeta, vermelha ou amarela. A coloração outonal das folhas é devida à decomposição da clorofila (que acontece antes da dos outros pigmentos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com