TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é O Resumo Científico E Estrutura

Trabalho Escolar: O Que é O Resumo Científico E Estrutura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo Científico

O que é o Resumo Científico e estrutura

O resumo é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento para que os leitores ao recorrerem ao trabalho saibam se será interessante ou não para sua pesquisa, pois no resumo o autor apresenta as ideias principais e esta é uma parte do trabalho acadêmico que tenta convencer o leitor a continuar lendo o trabalho científico.

De acordo com a NBR 14724:2011 da ABNT, os resumos dos trabalhos acadêmicos devem ser escritos na língua vernácula (ou seja, na língua do próprio país) e em uma língua estrangeira, podendo ser o inglês, a língua geralmente mais usada.

Conforme é relatado na NBR 6028:2011 da ABNT existe alguns tipos de resumo, como o crítico, que também é chamado de resenha, o resumo indicativo, que possui um caráter teórico, sendo como uma revisão e apresenta pontos principais do documento original. E, por fim, existe o resumo informativo, que também é conhecido como resumo acadêmico, que informa ao pesquisador as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do artigo e é este tipo de resumo que será melhor explicado aqui neste capítulo.

A estrutura dos resumos é composta por: Objetivo; Método (*¹); Resultados; Conclusões do documento, ela é estabelecida pela NBR 6028:2011, que já foi mencionada no parágrafo acima.

Em relação ao desenvolvimento do resumo, a primeira frase explica o tema principal do documento. A seguir, a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.) é indicada.

O resumo é apresentado no trabalho acadêmico em parágrafo único, os verbos devem estar na voz ativa, na terceira pessoa do singular e as frases são usadas de forma afirmativa.

Palavras-chave

• As palavras-chave são palavras que representam o assunto do trabalho. Elas devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave:”.

• Elas devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, diferentemente do que se tem visto nos artigos publicados atualmente, os quais apresentam traços, ponto e vírgula ou somente vírgula.

Nota 1:*¹ Há tipos de trabalhos acadêmicos em que não há necessidade de apresentar o Método, devido a área em que o artigo acadêmico pertence, como ocorre na de Humanas que não há como estabelecer metodologia.

EXEMPLOS:

Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário,critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.

Palavras-chave: Gestão de ensino superior. Instrumento de avaliação. Análise fatorial.

This paper presents a method to evaluate graduate programs in Higher Education Institutions (HEIs). The method aims at identifying criteria that inhibit and promote the quality of graduate programs. Significant criteria in both cases are indentified through a Factor Analysis. In a second step such criteria are converted into actions addressing the demands identified. The method is illustrated through a case study. We eventually conclude for the efficiency of Factor Analysis as technique to support the decision making processes in HEIs.

Key words: Higher education management. Evaluation instruments. Factor analysis.

O objetivo deste artigo é analisar a influência de intensas tempestades geomagnéticas na ionosfera e no posicionamento por GNSS (GPS). Neste sentido, foram analisados os efeitos da intensa tempestade geomagnética de 20 de novembro de 2003 utilizando dados GPS de algumas estações da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo), situadas em diferentes locais na região brasileira, e mapas globais da ionosfera. Analisando os resultados se observa um aumento na densidade de elétrons livres da ionosfera nas regiões mais próximas do equador

geomagnético no período da tarde no dia da tempestade. No período após o pôr do Sol do dia da tempestade, verifica-se um aumento na densidade de elétrons livres e de irregularidades ionosféricas em regiões mais afastadas do equador geomagnético, em comparação com dias geomagneticamente calmos. Quando analisado o posicionamento por ponto, se observa maiores discrepâncias em planimetria e altimetria no posicionamento para os mesmos períodos em que ocorreram mudanças na ionosfera, principalmente para as estações GPS mais afastadas do equador geomagnético no período após o pôr do Sol.

Palavras-chave: GNSS; GPS; Ionosfera; Tempestade Geomagnética; TEC.

The goal of this paper is to analyze the influence of the intense geomagnetic storms in the ionosphere and GNSS (GPS) positioning. It was analyzed the effects of intense geomagnetic storm of November 20th 2003 using GPS data from RBMC (Brazilian Network for Continuous Monitoring) located in different sites in the Brazilian region and ionosphere global maps. While analyzing the results, it can be observed an increase in the electron density of the ionosphere in the regions near to the geomagnetic equator in the afternoon on the day of the storm. In the period after the sunset of the storm day, there is an increase in the density of free electrons and

ionospheric irregularities in regions furthest from the geomagnetic equator, when compared to geomagnetically quiet days. When the positioning point is analyzed, it is observed high discrepancies values in planimetry and altimetry at the same position for periods of changes that occurred in the ionosphere, especially for the GPS stations located furthest from the geomagnetic equator in the period after the sunset Sun.

Keywords: GNSS; GPS; Ionosphere; Geomagnetic Storm; TEC.

Dados da pesquisa

Através de uma pesquisa realizada, tendo como base 75 artigos analisados de diversos grupos (Biológicas, Exatas e Humanas) obteve-se tais dados:

• Na área Biológica temos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com