TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Transporte ?

Casos: O Que é Transporte ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Transporte?

Logística de transporte é um ramo da logística que envolve a escolha do melhor modal de transporte, para transportar o maior numero de mercadorias, com o mínimo custo e menor tempo possível. Portanto, transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e abaixo custo exige o que se chama “logística de transporte”.

O transporte é uma das principais funções logísticas. Alem de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do serviço ao cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em media, cerca de 60% das despesas logísticas o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição de combustíveis.

As principais funções do transporte na logística estão ligadas basicamente as dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado as necessidades do comprador. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.

Muitas empresas brasileras vêm buscando atingir tal objetivo em suas operações. Com isso, vislumbram na logística, e mais especificamente na função transporte, uma forma de obter diferencial competitivo. Dentre as iniciativas para aprimorar as atividades de transporte, destacam-se os investimentos realizados em tecnologia de informação que objetivam fornecer as empresas melhor planejamento e controle da operação, assim como a busca por soluções intermodais que possibilitem uma redução significativa nos custos. São inúmeros os exemplos de empresas com iniciativas deste tipo, destacando-se entre elas a Souza Cruz, Coca Cola Alcoa, OPP-Triken, Brahma, Martins, Dow química entre outros.

Ao longo deste artigo, a função transporte será tratada inicialmente sob a perspectiva de integração as demais funções logísticas. Em seguida, os cinco diferentes tipos de modais serão classificados sob a ótica de custos e serviço. Também serão tratadas as questões que tornam a matriz de transporte brasileira desbalanceada. O artigo se encerra com uma discussão sobre os impactos que a tecnologia de informação, mais especificamente a internet, vem causando na gestão do transporte.

Conceitos Básicos ao Transporte

Um sistema de transportes é constituído pelo modo (via de transporte), pela forma (relacionamento entre os vários modos de transporte), pelo meio ( elemento transportador) e pelas instalações complementares ( terminais de cargas). Como em qualquer outra atividade humana, o estudo d transporte envolve o conhecimento de sua terminologia, que lhe é peculiar.

Terminologia utilizada em transportes

Embarcador ou Expedidor- Pessoa física ou jurídica que celebram o contrato de transporte com o transportador, não necessariamente o proprietário da mercadoria.

Consignatário- Pessoa física o jurídica legitimamente autorizada para receber a mercadoria no local contratualmente acordado para sua entrega.

Volume indivisível - Volume unitário contendo mercadorias, indivisível durante o processo de transferência e movimentação, ao longo de seu percurso e todas as modalidades de transportes utilizadas.

Carga fracionada - Volume de cargas solta, constituídos por sacos, fardos, tambores, barris, engradados, etc.

Carga unitizada - Lote formado por diversos pequenos volumes de carga fracionada, acondicionados em uma única unidade de carga.

Pallet (ou Palete)- Estrado com entradas para os garfos de empilhadeiras, feito em madeira ou materiais sintéticos, sobre cuja superfície se pode agrupar e fixar as mercadorias com filme a quente (srink wrap) ou ainda com cintas de aço, poliéster, nylon, ou outros materiais, constituindo uma única unidade de carga.

Pré- Lingado- Rede especial resistente manufaturado com fios de poliéster nylon o outros compostos sintéticos, adequada para unitizar mercadorias ensacadas, empacotadas ou acondicionadas de outras formas ( Marino Slings ).

Contêiner – Caixa de aço ou outro material resistente destinada a acondicionar mercadorias para transporte com segurança, inviolabilidade e rapidez, atendendo igualmente a todas as condições previstas pela legislação nacional e convenções internacionais ratificadas no Brasil.

Obs.: Para todos os fins e efeitos legais, o container não se constitui em embalagens e sim acessórios do veiculo transportador.

Dentre outros, o contêiner deve preencher os seguintes requisitos:

- ter caráter permanente e ser resistente o suficiente para suportar o seu uso repetido;

- ser projetado de forma a possibilitar a sua movimentação nos diversos modais de transporte;

- possuir dispositivos que facilitem a sua transferência de um veiculo para o outro, em uma ou mais modalidades de transporte

- ser projetado para permitir fácil enchimento ou retirada (ova) ( desova);

- ser facilmente acessível a inspeção aduaneira, sem nenhuma possibilidade de ocultar mercadorias.

House to House ( Door to Door) – A expressão diz respeito ao alcance do transporte. Significa que a mercadoria será recebida pelo transportador no seu local de origem ou onde melhor convier ao interesse do embarcador e liberada do destino final onde o consignatário o desejar. O Porta-a-porta é a mais perfeita expressão do transporte multimodal, pois o transportador mantém a custodia da mercadoria ao longo de todo seu percurso.

Píer to Píer- A expressão Porto-a-Porto significa que antes do transportador principal ( maior percurso) Receber a mercadoria, já houve um transporte anterior, as expensas o embarcador e que, após a mercadoria ser liberada no destino acordado, provavelmente haverá um transporte adicional antes de ser finalmente recebida pelo consignatário.

Píer to House- O termo Porto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com