TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Empreendedorismo

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Questionário Empreendedorismo

Curso: Ciências Contábeis
Período Letivo: 2011/1
Semestre: 1º
Turno: Noite
Disciplina: Empreendedorismo.
Professor EAD: Ademir Cavalheiro Leite.
Autor do Desafio: Matheus Jensem Ribeiro.
Pólo: Serra Talhada PE
Tutor Presencial: Mário Augusto Duarte de Sá
Aluno; VAnclébia Pereira Marciel Medeiros.
RA: 305073

1- A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henry Fayol, no início do século XX. Chamada de abordagem clássica, ela definiu que as funções administrativas, ao se gerir uma empresa, são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse ciclo, que foi batizado, mais tarde, de PDCA, por Deming, demonstra que toda ação administrativa se inicia com o seu planejamento, passa pela organização dos recursos, sua execução propriamente dita e se encerra com o controle dos resultados para que se possa promover alguma ação corretiva no planejamento, caso necessário. Discuta e identifique com os colegas alguma ação administrativa na qual essa abordagem tenha sido ou poderia ser utilizada. Descreva a ação.

R – Escolhemos descrever a ação de uma Empresa de Informática, cujo Objetivo já definido é o de fidelizar clientes. A meta estipula é a de incrementar em 10% as vendas do ano anterior.
Aproveitar a data comemorativa do dia dos Pais, e realizar um coffe breack .
Definidos o Objetivo, a Meta e a Ação, o gerente e sua equipe, planejaram o acontecimento, definindo: asatividades, as datas para de execuções, e os responsáveis.pelas atividades, os valores disponíveis para o evento, o local e data do evento.
Exemplo: Atividade – Levantar o nome dos 100 maiores clientes da Loja, e preparar “mala direta”, data: 02.07.2010, responsável, funcionário “A”
Para acompanhar todas as etapas do plano, desde o planejamento, a organização, e o controle, ficou definido como responsável o Gerente da Loja.
Vemos claramente a abordagem dessa ação Eleito um objetivo, uma meta, foi levantado os recursos, os procedimentos, os resultados, os prazos, e os responsáveis.
Registramos que a ação foi um sucesso.

2 - Existe certa confusão entre os termos “empreendedor” e “empresário”. Diz-se que um empresário pode ser empreendedor, mas que um empreendedor nem sempre é um empresário. Você concorda ou discorda dessa afirmativa? Argumente dando suporte à sua resposta.

R - O empresário, aquele que tem um negócio ou vários negócios, pode ser um empreendedor, pois já tem algumas de suas características. Quanto ao empreendedor, um ser original criativo, inteligente, inovador, visionário, motivado, persistente, flexível, assume riscos calculados, toma decisões, lidera, nem sempre é um empresário, pois, pode ser um funcionário, um profissional liberal, um cientista, etc..

3 - Estudiosos têm mostrado que os principais fatores que condicionam a conquista do sucesso da organização estão mais fora do que dentro dela. Discuta essa afirmação em grupo e responda se o grupo concorda, ou não,justificando a resposta.

R – Concordamos com a afirmação, pois são os fatores que estão fora da empresa que mais condicional a conquista do sucesso. Vejamos no ambiente externo, temos as ameaças e oportunidades, temos o mercado, nossos concorrentes, nossos clientes, as estruturas de transporte, comunicação, acesso, as políticas públicas, a situação geográfica, o clima, e a empresa não consegue agir diretamente, fica impossibilitada, não podendo interferir nestes fatores.

4 - Ao surgir à idéia de se criar um PN, algumas questões devem ser respondidas a priori para se evitar perder o foco durante os trabalhos. Quais seriam essas questões?

R – Sendo um processo de aprendizagem e autoconhecimento, o empreendedor tem que ser racional e lógico, para não perder o foco, deve saber: Qual é o seu negócio? O que ele realmente pretende? Qual é o seu produto? Qual serviço ele quer prestar? O que realmente ele vende? Qual é o seu mercado,? Qual o tamanho desse mercado? Quem são seus concorrentes?, Quais são os seus clientes? A quem vai encaminhar o plano de negócios? Ter um entendimento de como a empresa é organizada, seus objetivos, tendo um propósito bem definido.

5 - Como foi abordado no PLT, o plano de negócios é importante para empreendedores de qualquer segmento de mercado. Não existe, porém, um padrão de elaboração desse documento. Como deve ser um bom plano de negócios?

R – A primeira regra para se ter um bom plano de negócio, é planejamento, planejar dentro da realidade, procurar serverdadeiro, seguir um caminho lógico e racional, ser objetivo, saber realmente o que quer, e transferir para o papel, todos os passos que sintetize e explore as potencialidades, e os riscos eminentes a que está sujeito o seu negócio. Apresentando a sua idéia, o potencial de negócios, e que é economicamente viável. Como não existe um padrão de elaboração, mas sim uma estrutura básica, dependendo da atividade, a quem vai ser direcionando o plano de negócios, destacamos os pontos principais dessa estrutura:

- Capa: apresenta o nome, o logotipo, endereço, e os sócios da empresa;
- Sumário: deve conter o título de todas as seções do plano e respectivas folhas;
- Sumário Executivo: é a principal seção do plano, deve apresentar uma abordagem sintetizada de toda a empresa, deve ser uma leitura atraente e fácil, despertando a curiosidade do leitor;
Descrição da Empresa: apresenta a história da empresa, sua equipe gerencial, sua estrutura legal, a localização e a infra-estrutura, registros, segurança, parceiros;
Produtos ou Serviços: descreva o seu produto ou serviço, suas qualidades, seu potencial, e sua capacidade, de produzir, comercializar, ou prestar um serviço, sua estratégia; sua logística, e sua tecnologia;
Mercado e Competidores: Análise onde você está inserido, qual o seu mercado, o tamanho desse mercado, identifique as tendências ambientais, quais são os seus clientes, qual o perfil, descubra seus principais concorrentes;
Marketing e Vendas: quais os meios utilizados para atingiros objetivos almejados, como anunciar, ou Publicar o seu Produto, qual o Preço, como distribuir no mercado ou na Praça, qual a projeção de vendas;
Análise estratégica: apresenta a visão, a missão da empresa, seu ambiente externo, com as suas oportunidades e ameaças, o ambiente interno, com os seus pontos fortes e fracos, seus objetivos, suas metas, e suas estratégias;
Plano Financeiro: apresenta o indicadores financeiros, o Balanço Patrimonial, Demonstrativos de Resultados, fluxo de caixa ,ponto de equilíbrio;

6 - O mercado vem mostrando que sem clientes não existe negócio e que é possível aprender lições importantes, observando a atuação da concorrência. Quando levantamos informações que vão subsidiar a Análise de Mercado, devemos abordar um terceiro personagem fundamental no ambiente de mercado. Quem seria esse personagem e qual a sua importância para a análise completa da situação atual e futura de um empreendimento?

R – Quanto mais conhecermos o nosso produto, o mercado, e ampliarmos o esse horizonte, maior é chance de conhecer esse terceiro personagem, que é o nosso concorrente indireto, o competidor indireto, pois de alguma forma eles desviam a atenção dos nossos clientes, para a compra dos seus produtos. A questão é que os nossos concorrentes indiretos, são inúmeros, é complexa a sua identificação, o empreendedor deve realizar uma análise de mercado bem feita, com a finalidade de calcular bem o risco.

7 - O ideal seria que as decisões empresariais fossem tomadas a partir dacombinação de
informações quantitativas e qualitativas e experiências do empreendedor. Tais informações ajudam a compor a parte financeira de um plano de negócios. Quais os demonstrativos contábeis que servem de insumo para essa seção? Que informações eles apresentam?

R – Os demonstrativos apresentados devem ser: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado, e Demonstrativo de fluxo de Caixa, em um cenário de 05 anos.
Apresentam como informações: Os Bens e Direitos da Empresa, suas Obrigações, seu grau de endividamento, qual o seu Capital de Giro, suas Vendas, seus Custos, Suas Receitas, se está obtendo Lucro ou não. Podemos também conhecer alguns índices financeiros, tais como: Capital Circulante Líquido (CCl), Patrimônio Líquido, Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), para tanto se faz necessário uma análise.

8- Para convencer um capitalista de risco a investir em um negócio é importante demonstrar que a empresa possui uma excelente equipe de gestão, um plano de negócios rico viável, um mercado em crescimento, e uma idéia inovadora. Investimentos de risco normalmente são atraídos por empreendimentos que estão em que fase de desenvolvimento?

R – Estas empresas estão na fase de expansão. É o período em que a Empresa está se desenvolvendo, precisa de capital para crescer rapidamente, geralmente tem em média de dois a três anos de existência, As negociações são muito importantes, pois a cobrança por resultados é muito grande por parte do Capitalista de Risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com