TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário de Fargerstom

Por:   •  23/5/2015  •  Artigo  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a dependência de jovens a nicotina e os danos que ela pode proporcionar a saúde em longo prazo.

A nicotina é uma das substâncias que mais causam dependência química, e a maioria dos usuários de cigarro começa o uso na adolescência, com conseqüências para sua saúde em longo prazo. Os adolescentes fumantes são mais vulneráveis a infecções respiratórias, patologias bucais e redução de sua capacidade física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que o fumo é a principal causa de morte por câncer que pode ser evitada no mundo. O fumo é fator de risco para as quatro principais causas de morte em todo o mundo, entre elas, doença cardíaca e pulmonar obstrutiva crônica, câncer e acidente vascular cerebral. Além disso, é fator de risco independente para doença arterial coronariana.

O índice de mortalidade entre os tabagistas é duas vezes maior do que em pessoas que nunca fumaram. Além disto, a mortalidade pelas diversas doenças tabaco-relacionadas variam nas diferentes faixas etárias. A comparação da morbidade entre fumantes e não fumantes mostra que o risco dos fumantes adoecerem de câncer de pulmão é dez vezes maior; de sofrerem infarto, bronquite crônica ou enfisema pulmonar é cinco vezes maior e é duas vezes maior o risco de sofrerem um acidente vascular cerebral.

O Tabagismo é considerado um grave problema de saúde  publica (MENEZES et al.,2005) e altera de forma importante a qualidade de  vida dos indivíduos (CASTRO et al.,2007).O ambiente universitário é considerado propicio ao envolvimento com o tabaco e a prevalência com o tabagismo em ambiente universitário é alta, e reforça a necessidade  de medidas antitabágicas direcionadas a essa população(ANDRADE et al.,2006).

O tabagismo é hoje considerado  como uma pandemia silenciosa ,uma vez que a cada ano morre cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com doenças relacionadas ao tabaco ( como DPOC, enfisema pulmonar, entre outras). Se não houver o controle dessa pandemia acredita-se que  por volta do ano 2020 ,o tabaco matará cerca de 10 milhões de pessoa ao ano, com proporção de uma a cada seis pessoas  consumidoras de tabaco mundialmente.

No Brasil e no mundo estudos indicam que o hábito de fumar se começa precocemente, já que 80% dos fumantes  declaram ter iniciado com o uso do tabagismo antes dos 18 anos.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se 200 mil óbitos anuais relacionados ao tabagismo no Brasil. Estima –se que 23 pessoas morrem por hora e responde cerca de 85% das mortes por bronquite e enfisema , 90% pulmonar  de câncer de pulmão (dentre os 10% , 1/3 são fumantes passivos )

O hábito de fumar é um dos principais problemas de saúde publica do mundo. A expectativa de vida de um fumante é 25% menor em relação a um não fumante .

       O aparelho respiratório é o que mais sofre com essas agressões dos componentes do  tabaco. A inalação continua com sua fumaça contribui para a deterioração do sistema respiratório.

Os sintomas estão aumentando cada vez mais na população fumante de todas as idades, principalmente a tosse crônica , chiado ,expectoração e  dispneia .

 A dependência a nicotina para ser a causa persistente do tabagismo e da sua dificuldade em suspensão (HALTY  et al.,2002) Esta dependência é um processo complexo que envolve a                                                        inter-relação entre farmacologia (dependência física ),componentes comportamentais  (condicionamento) e /ou psicológico  (dependência psicológica ) (PLANETA,CRUZ et al,.2005)

O grau de dependência é avaliado pelo Questionário de Fagerstrom ,que tem sido utilizado mundialmente .

Aproximadamente 80% mostra em interesse parar de fumar, entretanto apenas 3% a cada ano consegue parar de fumar, e esses indivíduos cerca de 2,7% sem tratamento formal.

A cada dia cerca de 100 mil jovens iniciam com o ato de fumar, e 80% encontram se em países em desenvolvimento. A idade media da iniciação ao tabaco é de 15 anos, o que levou a OMS a considerar o tabagismo como doença pediátrica. Também se inicia o aumento da prevalência do uso de cigarros entre a população de adolescentes  e adultos jovens, principalmente em estudantes universitários, publico suscetível ao envolvimento com o tabaco.

Entre os efeitos conhecidos da nicotina temos a sua ação no  Sistema nervoso centra (SNC) provocando elevação de humor, diminuição do apetite e tônus muscular, O tabaco provoca uma sensação de relaxamento e consequentemente a dependência da nicotina  por  buscar essa sensação de relaxamento e bem estar sempre.

A nicotina age nos receptores dos neurônios cerebrais , ao ligam-se a eles libera neurotransmissores :dopamina, serotonina , opiódes ,noradrenalina que transmitem a sensação de prazer .Na falta dela há um diminuição na estimulação desses neurotransmissores, ou a falta da concentração de maneira considerável e a crise da abstinência começa peala busca da sensação de prazer.  

Existem vários fatores que levam a um individuo iniciar o uso de tabaco. A maioria é influenciada pelas próprias publicidades  do cigarro e outros meios de comunicação . No caso dos jovens é ainda pior porque além desses meios,  pais ,professores, ídolos e amigos podem influenciar, antes dos 18 anos, onde o jovem ainda está na fase de auto afirmação diante a si mesmo e da sociedade.

O Fagerström Test for Nicotine Dependence (FTND, Teste de Fagerström para Dependência de Nicotina) tem o objetivo de estimar o grau de dependência da nicotina. Ele é utilizado mundialmente como ferramenta de avaliação, em substituição a outros testes bem mais caros, que consomem mais tempo e são invasivos. Ele foi desenvolvido e introduzido pelo Karl Fagerström em 1974, como questionário de tolerância de Fagerström (FTQ). Em 1991, foi realizada a adaptação desse teste, que passou a se chamar teste de dependência à nicotina, sendo validado no Brasil por Carmo & Pueyo. O teste consiste em um questionário de seis perguntas de escolha simples que pode ser feito abaixo. Para cada alternativa das questões do teste, existe uma pontuação. A soma dos pontos permitirá a avaliação do seu grau de dependência de nicotina. 

   O Teste de Fagerstrom tem demonstrado associação entre medidas bioquímicas relacionadas com a quantidade de cigarros usada, através das dosagens de cotinina plasmática, urinária e gás carbônico no ar expirado. A nicotina é oxidada primariamente no fígado a uma substância relativamente inerte a cotinina – com uma meia-vida de aproximadamente
19 horas (assim, o nível de fumo pode ser monitorado através da observação dos níveis plasmáticos e da excreção deste metabólito).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com