TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Monografias: O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  4.779 Palavras (20 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 20

O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Gutemberg Martins de Sales

RESUMO: O artigo demonstra-se a necessidade do trabalho desenvolvendo o raciocínio lógico, que como em outros setores apresenta-se como pauta constante em discussões nacionais. A partir dos dados levantados nesse trabalho, analisamos a questão do conhecimento na escola, do ponto de vista de alguns de seus fundamentos epistemológicos e políticos, de modo a subsidiar a educação e os educadores na reflexão sobre o sentido social concreto do que fazem, o conhecimento é fruto do saber dentro da educação, e a matemática de suma importância para o mundo social e do trabalho.

Palavras-Chave: Matemática; Raciocínio Lógico; Competências; Habilidades.

INTRODUÇÃO

Os parâmetros curriculares nacionais (PCN), nos alerta para a importância do desenvolvimento da matemática no ensino fundamental, destacando dois aspectos importantes para a construção da cidadania, sendo eles o relacionamento de observações do mundo real com suas representações; o relacionamento dessas representações com princípios e conceitos matemáticos.

Pela nossa prática docente, observa-se que o saber matemático tem sido muitas vezes apresentado ao aluno como um interminável discurso formal, abstrato e incompreensível, e não como um conjunto de conceitos inter-relacionados que permita ao aluno fazer tais relacionamentos. A concepção de ensino e aprendizagem, mais comum, é a de que o aluno aprende por reprodução e imitação, contudo a produção em série faz-se por meio do interesse do aluno. A maioria deles com um caráter inovador repercutindo assim certo ar positivo.

O professor de matemática deve ler e reconhecer cada tipo de aluno para que possa ter uma visão de todos os tipos de linguagem e expressões de cada época. A especialização da lógica se deu por meio de pesquisas, procurando identificar a imagem dos jovens para que consumissem a lógica matemática.

Acredita-se que o gosto pela matemática não se circunscreva à imagem, mas que se aprofunde pelo seu conteúdo e aprendizado. A resolução de problemas e desafios, com liberdade e respeito aos procedimentos adotados, encaminha naturalmente para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, além de ampliar seus recursos disponíveis para a resolução de problemas.

Considerando-se que o aluno pode vivenciar vários tipos de situações do cotidiano que o façam refletir sobre a matemática, o professor deve apresentar-lhes situações significativas que representem alguns desafios em sua solução, no sentido prático ou teórico e não problemas que exijam simplesmente situações do dia a dia cotidiano da criança, pois isto limitaria os desenvolvimentos matemáticos mais ricos, que proporcionam não só a aprendizagem de mais matemática, mas também um maior desenvolvimento cognitivo.

Para a grande maioria dos alunos, resolver uma situação problema significa fazer cálculos com os números que aparecem no enunciado, ou seguir um modelo que lhes foi ensinado para resolver certos tipos de problemas. Ao contrário, um problema deve representar uma situação que requer uma sequência de ações de raciocínio e operações para que seja solucionada. A solução do problema não deve estar disponível, mas deve ser construída.

Os problemas devem ser utilizados para orientar a aprendizagem, proporcionando a apreensão de conceitos e o desenvolvimento de procedimentos e atitudes matemáticas; isto só será possível se o aluno for levado a interpretar a situação problema e procurar, de forma organizada, recursos para resolvê-la.

A resolução de problemas e desafios, com liberdade e respeito aos procedimentos adotados, encaminha naturalmente para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, além de ampliar seus recursos disponíveis para a resolução de problemas.

1 ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE A MATEMÁTICA

Por meio desta breve introdução histórica pretendeu-se relatar em poucas palavras o desenvolvimento da matemática como resultado da colaboração de todos e como sendo desenvolvida pelo homem em função de suas necessidades. Tentaremos enfocar o surgimento da lógica dentro do longo caminho percorrido pela humanidade e sua importância no desenvolvimento escolar do aluno. A matemática é normalmente apresentada para o aluno como algo pronto, como se sua existência resultasse de algo mágico que não tivesse passado por nenhum processo de elaboração.

A matemática está presente na vida dos seres humanos e em seu desenvolvimento. A princípio, os homens desenvolveram sua capacidade de raciocinar para auxiliar-lhes em atividades práticas, como a utilização das grandezas, da contagem, das medidas, as técnicas de cálculo, etc.

Desenvolveu também, seu raciocínio lógico, sua capacidade de abstrair, generalizar, projetar, transcender o que é imediato ao sensível. Indo muito além, da invenção da roda à criação das grandezas tecnológicas, dos computadores, das máquinas. O homem foi capaz de investigar a Terra, o céu, e o espaço. (Conseguiu chegar à Lua, e cada vez mais vem se superando, chegando até a cometer catástrofes no seu próprio meio).

No início o homem vivia da caça e da coleta, competindo com os outros animais, utilizando paus, pedras e depois o fogo. Naquela época suas necessidades resumiam-se as noções de: mais, menos, maior, menor. Mas à medida que foi se desenvolvendo criou instrumentos que se tornaram mais elaborados e aprimorados com diversos tipos de materiais.

O domínio do homem sobre a natureza se estabelece com a domesticação de plantas e animais, que o libertou da necessidade de competir com os outros animais, e fixou-o em um mesmo lugar. O tempo passa e novos conhecimentos são incorporados por tentativas e erros: conhecimento sobre a terra e fertilidade, sementes, contagem de rebanho, técnicas de plantio e colheita, estabelecer épocas para plantação e seleção de sementes. Criou a cerâmica para armazenar os grãos e cozinhar (BOYER, 2000).

O aumento da produção, gerando mais do que o necessário, causando produção excedente vai dar origem às propriedades. Nesse sentido o desenvolvimento caminhará para a divisão de classes, a criação do Estado, e o surgimento da escrita fonética. Surge então, a necessidade de armazenamento de produtos em grande escala e de sua contabilização, desenvolvendo assim, muito mais matemática.

Com a divisão da sociedade em classes e a propriedade privada criaram-se as medidas para regularizar posses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com