TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DE ESTAGIO

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.519 Palavras (23 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade de Uberaba – UNIUBE

Licenciatura em Matemática

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

                               V ETAPA

NAIARA JASDELI DA SILVA SANTOS BARBOSA

                           RA= 1053113

Governador Valadares – MG

Universidade de Uberaba – UNIUBE

Licenciatura em Matemática

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório apresentado ao núcleo de Estágio da UNIUBE como registro Obrigatório da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Matemática.

NAIARA JASDELI DA SILVA SANTOS BARBOSA

                           RA= 1053113

           Governador Valadares - MG

                   


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

OBJETIVOS ESPECIFICOS:        

DADOS DA ESCOLA        

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

O ESPAÇO DA SALA DE AULA        

PLANEJANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA        

PENSANDO E AVALIANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


 INTRODUÇÃO

De acordo a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, tornou-se obrigatória à prática do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, de forma a possibilitar ao graduando a oportunidade de se familiarizar com o seu futuro ambiente de trabalho, que teve por objetivo de investigar a formação e a prática do profissional que atua na educação infantil, que faz parte das exigências do Curso de Licenciatura Matemática- UNIUBE da Universidade de Uberaba, durante a V etapa do referido curso.

Tive muita oportunidade de compreender, os problemas vividos pela educação, o estágio muito colaborou para meus conhecimentos.  O estágio foi realizado na Escola Estadual Cristiano machado , que fica localizado na rua: Manoel Pedro da silva  numero 69 Bairro felicina– Açucena  Minas- MG. Tive como objetivo o conhecimento da Instituição escolar e sua história, a escola e sua cultura; a organização do tempo e espaço; Os fundamentos da Prática do Projeto político pedagógico na De acordo a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB

O Estágio tem como objetivo complementar a formação acadêmica, possibilitando o confronto entre a teoria e a prática. O estágio reveste-se de um caráter diversificado, trata-se de uma capacitação e, portanto, o trabalho é desenvolvido com professores e alunos. A riqueza dos seus momentos presenciais está na oportunidade de construir, em conjunto uma consciência crítico-reflexivo sobre a realidade, com possibilidade de transformá-la.
      Outros pontos necessários a ser comentado da importância do estágio é que, ele oferece ao futuro licenciado um conhecimento do real em situação de trabalho, isto é, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino; permite que possamos verificar e provar (em si e no outro) a realização das competências exigidas na prática profissional e exigível dos formandos, especialmente quanto à regência.
      Acompanhar aspectos da vida escolar que não acontecem de forma igualmente distribuída pelo semestre, nem mesmo de turma para turma, concentrando-se em situações, tais como: da elaboração do projeto pedagógico, da organização das turmas e do tempo e espaço escolares. Investigação do contexto educativo na sua complexidade e analisá-lo, tomando-o continuamente como objeto de reflexão, para construção de formas de gerenciamento do mesmo; realizar atividades que aprimorem a prática profissional, integrando o ensino, pesquisa e extensão.
      Com essa prática de pensar o estágio supervisionado de Matemática foi realizado, com alunos das séries de 9º, do Ensino Fundamental, tendo como objetivo despertar a consciência do aluno quanto à importância do estudo desta matéria, visto que a mesma é totalmente ligada com o nosso dia-a-dia. Ao introduzir os conhecimentos ao aluno inicialmente sobre a problemática, que tem como intuito de fazer emergir na turma uma empatia com a matéria.
      Este relatório de estágio está organizado de forma a apresentar todos os processos realizados no estágio, desde a observação realizada sobre os aspectos das turmas, a elaboração do projeto até o envolvimento com os alunos de forma expressar os pensamentos do mesmo sobre ensino e escola.

 DESENVOLVIMENTO

O estagio supervisionado visa integrar e preparar o professor-aluno para atuação na gestão educacional delineando ações práticas que priorizem seu desenvolvimento profissional e o instrua a tomar decisões, coordenadas e dinâmicas que possibilite conhecer em sua atuação como educador na unidade de trabalho, por isso, se constitui como uma das etapas mais importantes na formação do educador.

Alguns dos fatores que motivaram a realização deste estágio foram: a necessidade de agregar conhecimentos básicos e práticos a teoria docente( para uma maior participação e integração do professor com a realidade escolar), a compreensão dos métodos e mecanismos que são aplicados nos processos pedagógicos a analise das formas de organização e estrutura de uma escola, a reflexão sobre as problemáticas mais comuns relacionadas ao ensino da Matemática e a preparação para lidar com possíveis situações que necessitem uma competência maior.



Objetivos específicos:

      O Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos nas 4 etapas anteriores com os princípios teóricos estudados, neste momento, aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional dofuturo docente.

    ✓ Observar e analisar o ensino de Química nas séries finais do Ensino Fundamental na escola-campo de estágio;

    ✓  Monitoria e docência do ensino de Química na sala de aula de Ensino Fundamental (5ª a 8ª série);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (407.5 Kb)   docx (123.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com