TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Palestras

Por:   •  17/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - FUCAPI

Auno: José Vitor Rosas da Silva RA: 206182

Relatório sobre apresentação de artigo no ENCOENG 2020 Cerveja Artesanal

A apresentação de banner da produção de cerveja artesanal, ocorreu no ENCOENG 2020, realizada pela turma de Química II e orientada pela professora Siomara Rocha.

Os alunos explicaram o passo a passo para a fabricação da cerveja, colocando também amostras a disposição para a degustação dos visitantes.

O primeiro passo durante a produção é a sanitização de todos os equipamentos a serem utilizados, com soluções de Iodo a 2% e Álcool 70%, mantendo também a higiene máxima do local a ser utilizado para a produção da bebida.

Foram combinados vários tipos de grão de malte de cevada, de acordo com a receita, onde o malte da cevada é rachado e aberto com o auxílio de um moinho de cereais, expondo amidos solúveis.

As cascas dos grãos são separadas do mosto com o auxílio de filtragem, onde posteriormente ocorre a mosturação, em que o mosto é aquecido a uma temperatura de fervura específica, respeitando a receita.

Após a etapa de resfriamento, o mosto é transferido para o galão de fermentação, a uma temperatura específica, para que a levedura possa ser adicionada. Quanto as temperaturas, as faixas ideais são de 8°C a 15°C para cervejas lager (pilsen, bock, rauchbier) e 15°C a 23°C para cervejas ale (Weiss, pale, ale).

O processo de fermentação dura em torno de 7 a 10 dias, para que ocorra a conversão dos açucares do mosto em álcool e dióxido de carbono, que é o gás da cerveja. Por fim de todos os processos, ocorre o envase com priming, sendo o tipo de envase no qual há a adição de uma solução com açúcar para carbonatar a cerveja, sendo esta dentro da garrafa.

Outro modo é a envase por contrapressão, carbonatação com CO2 dentro de um post-mix, a transferência da cerveja é feita pela diferença de pressão do post- mix para a garrafa.

Todos esses processos sendo realizados de modo correto, garantem a qualidade da cerveja perante todos os seus parâmetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com