TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Visitação

Por:   •  17/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

No dia 19 de fevereiro de 2020, foi realizada a visita técnica ao complexo do Metrô-DF , localizado na Avenida Jequitibá, Lote 155 – Sul, Águas Claras, DF 71929-540, a qual teve como propósito observar a infraestrutura e os riscos ambientais aos quais os trabalhadores se encontram expostos na empresa MPE Engenharia.

A MPE Engenharia e Serviços S/A desenvolvem as atividades de Projeto, Construção, Montagem e Manutenção de Instalações Industriais, bem como  Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes , Manutenção e reparação de veículos ferroviários,  Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana, Transporte metroviário, tendo a sua sede no Rio de Janeiro e está a 18 anos no mercado.

No complexo do Metrô-DF notou-se que a empresa aplica algumas nr’s que são: a cipa, epi, instalações e serviços em eletricidade, transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, maquinas e equipamentos, resíduos industriais e trabalho em altura , respectivamente as  nr’s 5,6,10, 11, 12, 25 e 35. A primeira vista, viu-se que o primeiro galpão visitado tinha as sinalizações que existem no ambiente de trabalho, tinha o mapa de risco ,que  é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixada em quadros , para informação e orientação de todos que ali atuam e de outros que eventualmente transitem pelo local, quanto às principais áreas de risco e este elaborado pela CIPA, segundo a NR-5, item 5-16, alínea "o". Neste mesmo galpão foi identificado o setor de serralheria, o qual tinha um funcionário operando a serra poli corte, devidamente equipado com seus epi’s e também dispunha de uma máscara eletrônica, para na hora em que tivesse que fazer alguma solda. Em um armário, estava guardado todos os produtos químicos, e seus devidos FISPQ, para que caso eventual ocorresse um acidente, poderia saber os princípios ativos daquele produto e assim poder chamar uma ambulância e/ou prestar os primeiros socorros.

No segundo ponto, foi observado que os técnicos em segurança do trabalho, zelam pela coleta seletiva da empresa. Entre os galpões de serviço, tinha as lixeiras com as respectivas cores segundo a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 275 de 2001. No terceiro ponto, passou-se pelo setor de manutenção dos trens, onde existia outras formas de sinalização de acordo a NBR 13434-2. Identificou-se um vazamento de óleo, no ambiente onde acontece a lavagens de peças e também um entupimento da área de escoamento dessa lava jato. O descarte desses resíduos industrias, é de acordo a nr 25, onde todo resíduo deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes,  e  uma das ações de controle também é o uso de britas para ajudar a reduzir a contaminação dos resíduos .

Tendo em vista os aspectos observados, notou-se que a empresa MPE Engenharia possui um bom trabalho junto aos seus funcionários, onde os técnicos em segurança do trabalho, atuam com a  conscientização dos riscos oriundos dos processos de trabalhos que se dão através de treinamentos de segurança de acordo com cada necessidade e norma em questão, fazendo com que o trabalhador tome ciência destes riscos e trabalhe em conjunto com a empresa pela sua própria segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com