TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEMINÁRIO DESMATAMENTO

Por:   •  7/3/2020  •  Dissertação  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

        

DESMATAMENTO NO BRASIL

CEOLIN, Monalisa. Desmatamento no Brasil. Politize, 2019. Disponível em: < https://www.politize.com.br/ >. Acesso em: 10/11/2019.

Monalisa Ceolin Assessora de conteúdo no Politize,  e graduanda de Relações  Internacionais na Universidade de Federal de Santa Catarina (UFSC).  Acredita que o diálogo político aberto e acessível é um processo fundamental da democracia.

O Brasil possui a segunda maior cobertura vegetal do planeta, entretanto, também é um dos campeões de desflorestamento. Assim, pela importância das florestas brasileiras ao ecossistema, o cenário do país passou a ser uma pauta global de meio ambiente.

Nesta Pauta apresentamos os principais dados do desmatamento no Brasil, os esforços do e as perspectivas para o meio ambiente.

O desmatamento representa uma das maiores questões globais sobre o uso da terra. Hoje, 31% do planeta é coberto por florestas. É por meio delas que processos vitais para a humanidade ocorrem, como a purificação do ar e da água. As florestas são responsáveis pela regulação de cerca de 57% das águas doces superficiais do mundo. O desmatamento coloca em risco a diversidade biológica mundial. Afinal, pelo menos 80% das espécies terrestres vivem em florestas.

As principais causas do desmatamento no Brasil estão ligadas à exploração madeireira ilegal, pecuária, agricultura, extrativismo vegetal, animal e mineral. Desastres naturais também podem alterar o clima e vegetação, porém não se comparam à atividade humana.

Uma das primeiras grandes iniciativas do governo para o combate do desmatamento no Brasil ocorreu em 2004. Durante o governo Lula, foi lançado o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal. O projeto buscou vincular 12 órgãos federais em atividades de fiscalização e licenciamento ambiental.

O assunto sobre o desmatamento no Brasil, mais especificamente sobre a Amazônia gerou muito escândalo internacionalmente, nesse contexto de acordo com o puro interesse na Amazônia vários países se aproveitaram da situação que está ocorrendo no Brasil, para tentar impor sanções econômicas e causar uma grande crise internacional sobre o Brasil, ameaçando assim a economia e a soberania do Brasil sobre a Amazônia.

A exemplo temos a França que tentou impor situações contra o Brasil na reunião do G7, tentando impor sanções econômicas contra nosso país, porém o Brasil tem total apoio de duas das maiores economias do Mundo (EUA) e (ISRAEL), onde no mês de setembro Israel enviou uma delegação de Bombeiros para a ajuda no incêndio, e os EUA ficaram a disposição para tudo o que precisarmos no combate aos incêndios.

A chanceler da Alemanha no começo de junho no encontro no Japão havia dito que estava preocupada com o desmatamento no Brasil, mas agora semanas após o G7 declarou que os incêndios estavam diminuindo na Amazônia.

Há dois principais sistemas de monitoramento da Amazônia pelo governo brasileiro, o Deter (Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real), e o Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia).

O DETER é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE. O DETER foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e demais órgãos ligados a esta temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (456.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com