TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESMATAMENTO DAS MATAS CILIARES DO RIO COREAÚ NO MUNICÍPIO DE MORAÚJO, CE – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS SOBRAL, CE 2017

Por:   •  28/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH CURSO DE GEOGRAFIA – BACHARELADO

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

JEOVANE ALEXANDRE DA SILVA

DESMATAMENTO DAS MATAS CILIARES DO RIO COREAÚ NO MUNICÍPIO DE MORAÚJO, CE – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

SOBRAL, CE 2017


JEOVANE ALEXANDRE DA SILVA

DESMATAMENTO DAS MATAS CILIARES DO RIO COREAÚ NO MUNICÍPIO DE MORAÚJO, CE – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Projeto apresentado ao curso de Geografia (Bacharelado) do Centro de Ciências Humanas

– CCH da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Orientador: Prof. Dr. Jander Barbosa Monteiro

Sobral, Ce 2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        03
  2. JUSTIFICATIVA        04
  3. OBJETIVOS        05
  1. Objetivo geral        05
  2. Objetivos específicos        05
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        05
  2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        08
  3. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.        09

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

As matas ciliares são consideradas pelo Código Florestal Brasileiro como Áreas de Preservação Permanente (APP), cujas funções são preservar locais frágeis como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, e também proteger nascentes, fauna, flora e a biodiversidade.

O Decreto de nº 6.514, de 2008, que regulamenta a lei de crimes ambientais prevê ainda que a área mínima de florestas mantidas nos rios com até 10 metros de largura deve ser de 30 metros de mata preservada. Já para rios entre 10 e 50 metros de largura, a área de mata deve ter 50 metros. Em rios de 50 a 200 metros de largura, esse número sobe para 100 metros de mata. Caso o rio exceda 600 metros de largura, a mata preservada em suas margens deve ser de 500 m. Para nascentes e olhos d’água, a mata mínima conservada deve compreender um raio de 50 metros de largura. Já os manguezais devem ter toda sua extensão preservada.

Muitas destas leis ambientais vêm sendo desrespeitadas ao longo das margens do rio Coreaú, na altura da cidade de Moraújo-Ce, Este, por sua vez, vem sofrendo muitas alterações em seu regime de drenagem. Observa-se ao longo deste leito fluvial, que houve uma redução do seu volume de águas e um aumento da poluição nas suas margens. Alerta – se então, o perigo iminente de graves danos ao meio ambiente nesta área, por conta deste desmatamento contínuo, podendo tornar as águas deste canal fluvial inutilizáveis.

A área de estudo está localizada no município de Moraújo, na mesorregião Noroeste do estado do Ceará. Ao longo do seu curso o rio está cercado por propriedades rurais em alguns pontos, e em outros muitas vezes por construções, que vez ou outra acabam invadindo até mesmo sua área de Leito menor. Este trabalho terá por objetivo principal analisar as causas da degradação das matas ciliares do rio Coreaú na altura da cidade de Moraújo-Ce.

Para nortear o trabalho, utilizaremos de algumas bibliografias que trabalham a temática em discussão. Dentre este, temos: (MARTINS, 2001), que vai falar sobre as formações florestais ao longo dos rios, entorno das nascentes e reservatórios de águas; (PEREIRA, R. de C.; LEITE, H. G. 1996) e (ARAUJO, K. D.


2005), vai colocar causas do desmatamentos das matas ciliares ao longo dos cursos de água. A pesquisa de campo será realizada através de uma parceria entre os alunos da Escola de Ensino Médio Huet Arruda, as comunidades ribeirinhas e o Sindicato dos trabalhadores rurais de Moraújo.

  1. JUSTIFICATIVA

Entende-se que a degradação e a perturbação ambiental em matas ciliares tornaram-se entre os mais frequentes e agravantes impactos ambientais na atualidade em nosso país, principalmente quando próximas às cidades. Muitas cidades cearenses em seu processo de formação tiveram como consequência o desmatamento, e principalmente o desmatamento de matas ciliares, por ser a maioria das vezes essas cidades localizadas às margens dos recursos hídricos. Esse processo pode ser visto na cidade de Moraújo, onde, a falta de planejamento urbano continua sendo até hoje o principal fator responsável pelo desmatamento de áreas próximas aos recursos hídricos. Assim como na cidade, o meio rural deste Município, através da agricultura e pecuária contribui de forma incontrolável para o desaparecimento das matas nativas ao longo dos rios. Ao longo da história do País, a cobertura florestal nativa, representada pelos diferentes biomas, foi sendo fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e as cidades (Martin, 2001). Como mostra imagem abaixo, fica claro a pratica da queimada para a retirada da vegetação nativa, vegetação não aceita pelos animais, para o plantio de capins para o desenvolvimento da pecuária.

[pic 3]

Figura 1: Queimada da mata ciliar nas margens do rio Coreaú - Arquivo pessoal (2017)


Com o presente trabalho, sensibilizaremos a população local, alunos das escolas deste município e ribeirinhos para atuar como participantes no processo de proteção das margens do rio, Além de apresentar uma base de estudos para órgãos ambientais que futuramente vierem a trabalhar na recuperação dessas áreas degradadas

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

Analisar as causas da degradação das matas ciliares do Rio Coreaú em Moraújo-Ce, além de sensibilizar a população da área urbana da cidade, Ribeirinhos e alunos à atuarem no processo de proteção dessas áreas do leito fluvial em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (281.7 Kb)   docx (139.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com