TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO NORDESTE

Por:   •  8/10/2020  •  Artigo  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO NORDESTE

Bacharel em Teologia

FERNANDO JESUS ROCHA

SOCIOLOGIA GERAL

Teorias desenvolvidas por Comte e Durkheim

Teixeira de Freitas - Ba

2020

Fernando Jesus Rocha

SOCIOLOGIA GERAL

Teorias desenvolvidas por Comte e Durkheim

Projeto apresentado ao Curso de Teologia, do Seminário Teológico Batista do Nordeste, como requisito parcial de avaliação na disciplina Sociologia.

Orientadora: Profa. Fabiana Rocha

Teixeira de Freitas - Ba

Introdução ao Pensamento Social Clássico (Intersaberes Biblioteca Digital), capítulo 2, págs. 78 a 84

COMPARATIVO ENTRE AS TEORIAS DESENVOLVIDAS POR COMTE E DURKHEIM

De modo geral, entendemos que a sociologia é uma ciência que surgiu da Modernidade para facilitar o entendimento formas no meio social, uma forma de estudar o homem através dele mesmo em um vínculo social.

A Sociologia é o estudo da vida social humana, grupos e sociedades, isso nos deixa curioso porque estamos olhando para o nosso próprio comportamento, e através da sociologia podemos entender o nosso comportamento no meio social, e a sociedade como todo.

Auguste Comte e Émile Durkheim, são considerados ou chamados de autores clássicos, fazem parte do grupo de filósofos fundadores da sociologia.

Ambos desenvolveram diferentes definições e adotaram métodos de estudo e compreensão social distintas.

Auguste Comte

Comte considerado o pai da sociologia criando este conceito de estudo, não houve o desenvolvimento conceitual com um método próprio para nova ciência criada, ele assentou-se nas ideias positivistas e métodos desenvolvidos pelas ciências naturais, sobre tudo a biologia, sendo assim, explicando com essas ciências, uma forma de explicar a sociedade.

Apesar de ter enunciado pela primeira vez a necessidade de construir-se uma ciência que estudasse a sociedade, Comte não desenvolveu um método para que ela funcionasse, tampouco conseguiu galgar as abstrações filosóficas as quais ele dizia ter de superar em seus trabalhos. Quem identificou isso foi o sociólogo francês Émile Durkheim, considerado o primeiro especialista dessa área por ser o primeiro a desenvolver um método e ir a campo para compreender as estruturas sociais. Durkheim também introduziu a sociologia nos currículos acadêmicos de cursos superiores.

Cada autor clássico da sociologia entendia a sociedade com base em uma visão diferente e peculiar. Auguste Comte via-a como uma complexidade que deveria ser abordada pelo positivismo, tendo em mente sempre o progresso e o cientificismo. As classes sociais resultantes do capitalismo seriam menos desiguais com o progresso e o ordenamento geral da sociedade.

Émile Durkheim

Émile Durkheim, a sociedade é um todo organizado com base em suas funções. O método proposto por ele, o funcionalismo, visa entender as funções de cada indivíduo na sociedade a fim de compreendê-la como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (82.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com