TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE VENDA DE PASSAGENS DE ÔNIBUS EM LINGUAGEM C

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos superiores de tecnologia

SISTEMA DE VENDA DE PASSAGENS DE

ÔNIBUS EM LINGUAGEM C

BELÉM

2017

 UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos superiores de tecnologia

SISTEMA DE VENDA DE PASSAGENS DE

ÔNIBUS EM LINGUAGEM C

                                                JADSON MAGNO RABELO DE SENA

                               MATRÍCULA: PA1624089

                                           Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

           Semestre: 2º

BELÉM

2017


RESUMO

Esse projeto tem como objetivo construir um sistema de vendas de passagens de ônibus baseado na linguagem de programação C.

Este artigo visa demonstrar todos os artifícios utilizados na construção deste sistema, detalhando todas as ferramentas utilizadas, toda a disponibilidade de recursos que a linguagem de programação em geral e a linguagem C oferecem e quais os objetivos e resultados obtidos a partir desta criação.

Será detalhado cada passo do programa, associando a construção de cada método e funcionalidade com os requisitos apresentados pelo usuário, satisfazendo suas necessidades e entregando um software com maior agilidade, interatividade, intuitivo e pouco propício ao erro.

Palavras-chave:  projeto, passagens, linguagem, C, interatividade.

ABSTRACT

This Project has the objective of build a sell ticket system based on C language.

This article demonstrates the artifices used on the building of this system, explaining all the tools used, all the program language resources and what objectives and results we got on this creation.  

Every step of this program will be detailed, associating each method and functionality with the users requires, satisfying the necessities and giving a software with agility, interactive, intuitive and with less mistakes.

Keywords:  project, passages, language, C, interactivity.


SUMÁRIO

   INTRODUÇÃO          4

  1.  FUNCIONALIDADES.        ..5

2. CÓDIGO-FONTE......................................................................................................6

2.1 VARIÁVEIS        .6

     2.2 MENU          ..7

2.3 DESTINO        .8

     2.4 DATA        ..9

2.5 HORÁRIO        .9

     2.6 POLTRONAS        ..9

     2.7 PAGAMENTO        .11

3.CONCLUSÃO        13

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


INTRODUÇÃO

Este sistema foi criado utilizando as funcionalidades da linguagem de programação, como os laços de repetição, variáveis, vetores, etc.

Este software permite uma interação com o usuário através de sessões de menus, que são criados a traves de laços, proporcionando uma maior interação com o usuário, criando uma maneira intuitiva de substituir o processo de vendas de passagens manual para um processo automatizado, diminuindo o tempo do processo e evitando erros causados por equívocos manuais.

O programa inteiro utiliza de menus para esclarecer ao usuário todo o processo para a venda da passagem. Nos menus, o programa disponibiliza uma série de opções com os detalhes da viagem que serão escolhidos pelo usuário. O programa possui diversas funcionalidades, como escolha de destino, data, hora, escolha de assentos, visualização de assentos, forma de pagamento, etc. Todas essas funcionalidades serão explicadas no desenvolvimento deste artigo.

Além de explicar todo o funcionamento do programa, este artigo tem o objetivo de demonstrar o poder das linguagens e programação, esclarecendo os benefícios que elas podem trazer para as atividades mais corriqueiras do dia-a-dia.

 


  1.  FUNCIONALIDADES

O software foi criado baseado em uma série de requisições do usuário, requisições, essas, que fazem parte do processo de venda das passagens de ônibus.

O programa foi todo criado baseado em sistemas de menus, para satisfazer, de forma mais eficaz e intuitiva, essas funcionalidades.

O programa deve utilizar um valor base para as passagens de ônibus, este valor será manipulado nas formas de pagamento, mas isso será explicado a seguir.

O software deve permitir três formas de pagamento ao cliente: inteira, meia e gratuidade. A meia entrada é oferecia a estudantes e o programa deve somente manipular o valor base da passagem para que o cliente pague metade de valor base. As gratuidades são um caso específico que o software deve lidar. O programa deve permitir somente a venda de duas gratuidades por viagem, informando o usuário e impedindo a venda caso as gratuidades de uma viagem estejam esgotadas.

Utilizando os menus, o software deve disponibilizar ao usuário a escolha do destino, data, hora, assento e forma de pagamento, tudo através de opções nos menus.

Após todo o processo de venda, o programa deve emitir uma nota com todos os dados da compra.

Durante a escolha de assentos, há algumas peculiaridades que o programa deve lidar para evitar que erros ocorram e que isso prejudique o processo da venda atual e de todas as outras vendas posteriores. O programa não deve permitir que o usuário escolha assentos já ocupados, portanto, antes de permitir que o usuário escolha o assento, o programa deve fazer uma verificação para saber se o assento esta disponível ou não, além e demonstrar visualmente a disposição de assentos para o usuário escolher sua poltrona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (277.4 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com