TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sedentarismo na Dissertação

Por:   •  13/4/2021  •  Dissertação  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Participei no dia 26 de setembro de 2020 da palestra “Sedentarismo- Corpo e Mente”, transmitida pelo Polo UNIP e ministrada pelo professor Michael Jonathan Fernandes Lourenço.

O sedentarismo é a falta de pratica de atividade física, a falta de se movimentar, e vem se tornando um problema de saúde pública, pois, causa impactos físicos no corpo, como também contribui no aparecimento de doenças, como: diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, entre outros.

Desde os tempos remotos o homem aprendeu a se movimentar e exercitar por meio da pesca, caça e outras atividades que eram importantes para a sobrevivência. Ao passar dos tempos, e da evolução do mundo, esses movimentos foram aperfeiçoados e melhorados, trazendo vários tipos e maneiras de movimentos. Porem, essa evolução trouxe também o comodismo, a correria do dia a dia, a falta de tempo, trazendo para a vida dos indivíduos o sedentarismo, a qual estima se que 60% da população mundial é acometida, sendo a maior incidência os homens. Trazendo para saúde pública uma serie de problemas de saúde. Com a pandemia houve um crescimento notório desse problema, a busca pelo movimento tornou se mais singular e simples, fazendo com que as pessoas se exercitem em casa. O ato de se exercitar é fundamental para uma vida saudável, e é importante equilibrar o cansaço mental, ao cansaço físico. Fazendo com que o exercício faça parte da rotina do indivíduo, de maneira equilibrada, dosando a intensidade de acordo com a particularidade de cada um.

Além dos benefícios físicos, como o aumento da produção de linfócitos (células que auxiliam no sistema imunológico), alguns estudos mostram resultados positivos em pessoas com depressão, no controle da ansiedade, níveis elevados de estresse, sendo importante para a saúde mental também. Para um melhor aproveitamento é aconselhado que o indivíduo busque exercícios aos quais gostam e se sintam bem, trazendo bem-estar ao pratica- lo.

Nos casos dos idosos a prática vai ser ainda mais benéfica, pois além de fatores físicos, a socialização dos mesmos, traz um bem-estar mental incrível, fazendo com que ele se torne um indivíduo com a autoconfiança elevada. Para a realização de um exercício adequado, é necessário a ajuda de um bom profissional, o qual irá desenvolver os movimentos ideias para cada pessoa, respeitando suas dificuldades e restrições. Ressalta se que é fundamental associar a pratica de atividade física com uma alimentação saudável, para que assim os resultados sejam ainda mais positivos. Contudo o assunto abordado na palestra é fundamental para uma boa gestão hospitalar, pois, traz um conhecimento ímpar sobre a prevenção e até tratamento de alguns problemas de saúde de simples resolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com