TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social No Brasil: Das Origens A Araxá

Ensaios: O Serviço Social No Brasil: Das Origens A Araxá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido

Textos Bases: Aguiar, A.G. Documento de Araxá: Seus pressupostos.

O Serviço Social no Brasil: das origens à Araxá.

1. Apresenta as discussões sobre a natureza da profissão contidas no documento de Araxá.

R= Essa questão da Natureza da Profissão se coloca no momento em que no Brasil a revolução de 64 se processava. E é em referencia à classe dominante, ao projeto nacional de dependência que os profissionais em questão tiveram que se definir. Podemos observar no documento fatores que levaram os assistentes sociais a questionar a natureza e operacionalidade do Serviço Social. Esses fatores se traduziram em: planejamento, metodologia do planejamento, investigação, treinamento de pessoal com transformação da política de assistência em uma política de promoção social e a aplicação dos serviços em atenção às novas necessidades emergentes. Claramente identificamos que os projetos de reforma do sistema têm como marco referencial o próprio sistema. Enquanto a natureza do Serviço Social o que se constata diante do imposto no documento é a “indefinição” quanto a natureza do Serviço Social. Os participantes do seminário não conseguem chegar a nenhum consenso. Embora o documento afirme que existe uma especificidade na ação do Serviço Social e que possui técnicas especificas, porém comuns a outras atividades humanas.

Com relação aos caracteres corretivo, preventivo e promocional, são peculiaridades do Serviço Social, no entanto não especificas uma vez comum a outras ciências teóricas-práticas.

2. De que maneira a tensão entre o moderno e o tradicional aparece no primeiro capitulo do documento?

R= Segundo o documento há uma submissão do tradicional ao moderno como: a reposição de traços históricos da pratica, a ausência de ruptura com a tradicional e antiga pratica de atuação, a atuação da pratica no desajustamento familiar e social e a micro atuação. Era necessária uma reformulação do Serviço Social no âmbito da ação e teoria para melhor servir a pessoa humana e a sociedade. Havia a consciência da demanda exigida, ou seja, novos papeis, dai a necessidade da reformulação do “fazer Serviço Social”.

“A partir desse novo enfoque o Serviço Social deverá romper o condicionamento de sua atuação ao uso exclusivo dos processos de Caso, Grupo e Comunidade, e rever seus elementos constitutivos, elaborando e incorporando novos métodos e processos”. (§ 36)

3. Discorra sobre as funções do Serviço Social apontadas pelo documento, considerando e explicitando os níveis de micro e macroação profissional.

R= O documento de Araxá aponta as funções do Serviço Social, nos diferentes níveis de atuação, são elas: política social, planejamento, administração de Serviço Social e serviços de atendimento direto, corretivo, preventivo e promocional a indivíduos, grupos, comunidade, populações e organismos. Tendo em vista estas funções, a atuação do Serviço Social é de duas categorias: nível de microatuação e de macroatuação. O nível de microatuação é essencialmente operacional, envolvendo as funções do Serviço Social aos níveis de administração e prestação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com