TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado De Positivismo, Objetividade E Subjetividade

Pesquisas Acadêmicas: O Significado De Positivismo, Objetividade E Subjetividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  2.870 Visualizações

Página 1 de 2

O positivismo é uma corrente filosófica que defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados às crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

- A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira são de inspiração positivista.

Subjetividade é o que se passa no intimo do individuo. É como ele vê, sente, pensa a respeito sobre algo e que não segue um padrão, pois sofre influências da cultura, educação, religião e experiências adquiridas.

- Subjetividade é quando expressamos nosso ponto de vista pessoal, de acordo com as influências acima descritas.

Exemplo do uso da palavra Subjetividade:

é por esta razão que dizemos que a opinião de cada um é muito pessoal ou seja: subjetiva:

*Eu amo o Corinthians! Adoro jiló!

* Gosto é subjetivo.

* Opinião é subjetiva

* Sentimento é subjetivo.

Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

s.f. Qualidade do que é objetivo.

Ausência de opinião preconcebida.

Exemplos com a palavra objetividade

Isso significa que falta definição dos temas, envio antecipado aos participantes do material a ser discutido, liderança para coordenar a reunião e objetividade dos envolvidos para que a discussão necessária se transforme em conclusão. Folha de São Paulo, 26/07/2009.

Muñoz disse que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considera esta investigação "uma das prioridades máximas" do organismo, e prometeu "objetividade, independência e profissionalismo" no trabalho. Folha de São Paulo, 17/07/2009.

O Ministério de Relações Exteriores venezuelano disse que o documento não possui seriedade e objetividade, e é utilizado por Washington como "chantagem política”. Folha de São Paulo, 21/07/2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com