TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Publico De Saude

Pesquisas Acadêmicas: O Sistema Publico De Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido é de grande importância para nós, futuros assistentes sociais. Com um aprofundado estudo, podemos compreender e conhecer de um modo geral, quem são os usuários do Sistema Único de Saúde, conhecido como SUS, quais são nossos direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros e a forma que são aplicadas às leis desse sistema no cotidiano, desde a prevenção até o momento do atendimento. Colocando – nos diante de uma realidade que tem alguns pontos positivos, mas nos mostrando também a grandeza do problema. Sendo assim, nos capacitando com conhecimento para nos apresentarmos como mediadores em busca de um atendimento digno, de maior qualidade e mais humanizado.

Palavras-chave: SUS, direitos, realidade, atendimento, humanizado.

2 DESENVOLVIMENTO

O SUS, foi criado em 1988, pela Constituição Federal, surgiu com a necessidade de igualar a assistência de saúde da população brasileira que se encontrava dividida em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito á saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada), e os que não possuíam direito algum, neste momento a saúde não era considerada um direito social.

O SUS é um sistema público, organizado e orientado no sentido do interesse coletivo, e todas as pessoas, independentes de raça, crença, cor, situação de emprego, classe social, local de moradia, a ele têm direito.

O Brasil tem um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde um simples atendimento ambulatorial até um complexo transplante de órgãos, procurando garantir acesso integral, universal e gratuito para toda a população brasileira. O SUS está amparado por um conceito ampliado de saúde, em que a universalidade do atendimento rompeu com a lógica adotada em outros países.

No Brasil, não só os contribuintes da previdência, mas todos os cidadãos têm direito ao atendimento de saúde público e gratuito, incluindo consultas, exames, internações e tratamentos nas unidades públicas, privadas ou filantrópicas contratadas pelo gestor público. A oferta desses serviços aliada às ações de prevenção e promoção da saúde, como campanhas de vacinação, controle de doenças e vigilância em saúde, atingem a vida de cada um dos cidadãos. Mais do que oferecer a medicina curativa, ele se propõe a promover a saúde, com prioridade para as ações preventivas e democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos a sua saúde. O SUS constitui um projeto social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da população.

As diferentes situações de vida dos vários grupos populacionais geram problemas de saúde específicos, bem como riscos e / ou exposição maior ou menor a determinadas doenças, acidentes e violências. Isto significa, portanto, necessidades diferenciadas, exigindo que as ações da gestão do sistema e dos serviços de saúde sejam orientadas para atender a essas especificidades. Entretanto, como o SUS oferece o mesmo atendimento a todas as pessoas, algumas não recebem o que necessitam, enquanto outras têm além do satisfatório, o que aumenta as desigualdades. No SUS, situações desiguais devem ser tratadas desigualmente.

O modelo do SUS inclui o cidadão não apenas como usuário, mas também como participante da gestão do sistema. A Lei Orgânica da Saúde estabelece dois importantes mecanismos de participação da população: as conferências e os conselhos de saúde. A comunidade, por meio de seus representantes, pode opinar, definir, acompanhar e fiscalizar as ações de saúde nas três esferas de governo.

Para que o cidadão conheça os direitos na hora de procurar atendimento de saúde, foi redigida a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, que reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. A Carta é um importante documento para que a população conheça seus direitos e, assim, ajude o Brasil a ter um sistema de saúde mais efetivo. Os princípios da Carta são:

1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.

2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.

3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.

4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.

5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu atendimento aconteça da forma adequada.

6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com