TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Slide de Apresentação

Por:   •  26/9/2023  •  Ensaio  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório, tem como propósito central, tratar as devidas observações obtidas em estágios vivenciado na escola de ensino fundamental, U.E.F José Ribamar Marão Filho, contando com a supervisão do professor Itanielson S. Coqueiro. Tendo com objetivo cumprir carga horária obrigatória no curso de formação complementar pedagógica em Ciências humanas/sociologia.

Durante esses primeiros passos nesta jornada preparatória a docência, foi permitido fazer observações em campo, com grande utilidade para ingressar na difícil e nobre carreira de professor. Em observação no campo escolar, foi possível levantar dados e conclusões sobre o espaço e tempo da escola, e suas relações sociais. Desse modo, consegui obter as perspectivas e principais impressões do campo escolar durante minhas observações.

Desta forma, o foco desse relatório, será deixar explicado e detalhado por etapa as principais observações feitas por mim em campo, para mostrar e enfatizar o meu olhar a respeito da escola pública, a fim de mostrar dificuldades, qualidades e investimentos que por muitas vezes não completam uma qualidade de ensino satisfatório na esfera pública.

2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O estágio curricular, é compreendido como um processo de experiências práticas, onde aproxima o académico de sua realidade em sua área de formação e o ajuda a compreender diversas teorias, onde irá conduzi-lo a exercício de sua profissão.

Assim, a importância dos estágios em ensino superior, objetiva o discente em sua prática em campo, efetiva sua aprendizagem como processo pedagógico em construção de conhecimentos, desenvolvimentos, competências e habilidades através da supervisão de professores atuantes, sendo a sua direta teoria com a prática cotidiana.

O estágio exigido nos cursos de licenciatura, é importante porque ali o futuro professor compreende que os professores e alunos devem estar no mesmo mundo e falar a mesma língua. utilizando como ponto de partida o meio em que o aluno se encontra inserido, assim consegue fazer uma analogia, pois é conhecedor de sua realidade. Assim, toda essa circunstância de relacionar teoria e prática, e torna possível durante a fase acadêmica do discente e seu estágio.

Considera-se estágio curricular [...] as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizadas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. (Decreto no 87.497, de 18 de agosto de 1982, regulamentado pela Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, o art. 2º:)

Dessa forma, o estágio é importantíssimo, pois é um dos momentos mais significativos do aluno com qualquer curso de graduação. Os estudantes criam perspectivas desde sua observação do ambiente escolar, quanto a sua relação que irá ocorrer durante a prática na sala de aula.

3 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA CAMPO

A Unidade de Ensino Fundamental Deputado José Ribamar Marão filho é uma escola da rede municipal (desde 2013) localizada na Zona Urbana, nas coordenadas geográficas de 4° 12’ 44” de latitude sul e 44° 47’ 33” de longitude Oeste, rua Cleomenes Falcão, 0002 no bairro Esperança, na cidade de Bacabal MA. Recebe esse nome em homenagem a uma figura política e empresarial de relevância, José Ribamar Bahury Marão Filho, nasceu em 10/02/1940, advogado, comerciante e industrial, dentre outros cargos, foi Deputado Federal e Conselheiro do Tribunal de Contas do Maranhão. Oferece a modalidade de ensino da Educação Básica do Ensino Fundamental II ( 6° e 9° ANO), escola regularizada junto ao conselho municipal de educação – CME e Secretaria municipal de educação – SEMED, atualmente com 367 alunos regulamente frequentando, subdivididos em 12 turmas ( 3 turmas de 6°, 7°, 8° e 9°), sendo 6 turmas no turno mata o time vespertino respectivamente.

4 RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

4.1 Observações

A observação foi realizada em meados do mês de maio, na data 18/05/2023 na escola Ensino Fundamental Deputado José Ribamar Marão filho, na rua Cleomenes Falcão, 0002 no bairro Esperança, em Bacabal. Com objetivo em conhecer em primeira fase o ambiente escolar.

A escola dispõe de um espaço físico amplo dividido em 08 (oito) salas de aula, 01 (uma) biblioteca, 01 (um) pátio interno coberto destinado a recreação, 01 (um) pátio externo descoberto, 05 (cinco) banheiros, masculino, feminino, funcionários, professores e PNE, 01 (uma) diretoria, 01 (uma) secretaria, 01 (um) almoxarifados 01 (um) despensa, 01 (um) laboratório de informática, 01 (uma) sala de professores e 01 (uma) cozinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com