TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Suplicio De Papai Noel

Exames: O Suplicio De Papai Noel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

O autor Claude Lévi-Strauss faz neste livro uma analise sobre uma manchete do Jornal.

A Catedral de Dijon condenava o Papai Noel como um personagem herege, que acreditavam que por sua causa as crianças haviam esquecido o verdadeiro significado sobre o natal, pois acreditavam que esta data era para serem contempladas com presentes bons mediante seu bom comportamento.

Porém esta atitude da Igreja Católica e da Igreja Protestante logo foi condenada pela sociedade, pois naquele ano era visível que a igreja já não era considerada o centro de suas vidas e a sociedade concluiu que por acreditar no Papai Noel só iria fazer bem as crianças e que as mesmas teriam lembranças boas.

Levi-Strauss diante deste conflito entre a igreja e a sociedade faz um estudo não cronológico, porém muito significativo, de crenças e costumes de sociedades diversificadas, observa-se desde a pré-história ocidental até os dias contemporâneos

Onde podemos destacar dentro dos conceitos deste livro os principais destaques dos mitos referentes a este personagem que vem perpetuando até os dias de hoje: O Papai Noel.

O autor diante de um curioso acontecimento na véspera de Natal na França em 24 de Dezembro de 1951 na Catedral de Dijon, faz uma analise sobre o processo da criação dos mitos. Na manchete de jornal se destacava: “Papai Noel foi Queimado na presença de varias crianças do Orfanato”.

Claude Lévi-Strauss mostra no livro a busca por mitos, mostrando o significado dos fatos históricos para justificar a existência deste personagem.

Trata das festividades natalinas ligando as sociedades com valores ancestrais, e associando-as ao consumismo norte americano, aos Katchinas, aos índios Pueblo, as festas de Hallowen, as festas Saturnais, as festas e cultos na época do Império Romano, compara Papai Noel, com Santa Claus, as festas da árvore mágica , ao Rei Artur.

Todos esses mitos ligados e associados a este personagem, observando o poder da vida e da morte, onde os presentes são dados em forma de um bom comportamento.

Formando pensamentos históricos que mesmo estando ligados a costumes que não explica sua permanência, pois o consumismo leva a pessoa a uma interpretação da perda do verdadeiro valor e significado para disfarçar suas condições diante da vida.

Conclusão:

Claude Lévi-Strauss nesta análise nos leva a s transformações das sociedades até os tempos atuais.

Deparamo-nos a contemplar este estudo a uma viagem histórica e ao pensar nos desdobramentos destas crenças e costumes ligando uma as outras de forma clara e justificativa de um bem comum.

Este personagem é o símbolo que nos leva a fantasia e de certa maneira a acreditar em um mundo melhor, mesmo que por um dia onde podemos ser solidários fazendo o bem e acreditamos que recebemos o bem. É um personagem de fato consumado para que se ajude os mais velhos a manterem a ordem e a obediência entre os mais novos, tendo em troca seus direitos de ganharem o que sonham.

Não é errado que a igreja julgue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com