TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme A Creche Do Papai

Trabalho Universitário: Resenha Do Filme A Creche Do Papai. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 3

3. REFERENCIAL TEÓRICO- METODOLÓGICO

A psicologia é a ciência que estuda o homem, e os seus processos mentais, ela busca levar o indivíduo a prever e a controlar as suas respostas comportamentais para assim ter uma boa qualidade de vida. Atualmente a psicologia pode contribuir em várias áreas de conhecimento e a resolução dos problemas psicológicos.

A psicologia começou a aparecer como ciência na medida em que se foi libertando da filosofia. Isso se deu em meios do século XIX, com os trabalhos de Wilhelm Wundt, na Alemanha, que pesquisou na área da psicologia da consciência – percepção, atenção, imaginação, dentre outras, procurando sistematizá-la por meio de critérios científicos precisos.

Para Wundt, a experiência é imediata, uma vez que para esse autor, ela precede a intervenção da reflexão. Desta forma, Wundt denomina a experiência como sendo a totalidade das emoções, representações e anseios, independente deste ser interno ou externo.

Cordioli ( 1998) afirma em seu livro História da psicologia que a abordagem de Wundt se concentrava na análise da consciência,e o estudo separado dos elementos proporcionaria um ponto inicial para a compreensão dos processos psicológicos.

A semelhança entre a abordagem de Wundt e a da maioria dos empiristas e dos associacionistas concreta-se apenas nesse ponto de vista. Wundt não acreditava na ideia de os elementos da consciência serem estáticos e se conectarem de forma passiva mediante algum processo mecânico de associação. Ao contrario, ele acreditava no papel ativo da consciência em organizar o próprio conteúdo.( 1998, p.84)

No entanto, foi nos Estados Unidos da América, que os trabalhos científicos foram aprofundados, especialmente com os estudos de William James, com a criação da sua Teoria que denominou de Funcionalismo, em que considerava a consciência não como dividida em partes, como o estruturalismo; mas como uma corrente que flui continuamente, dos estados mais simples aos mais complexos e concluiu que toda conduta do ser humano decorre da diferenciação do Sistema Nervoso Central.

Outro estudioso que se destacou foi Eduard Thorndike que, por meio de sua abordagem denominada de Associacionismo, afirmava que a aprendizagem ocorre pelo processo de associação das ideias, começando pelas mais simples até às mais complexas.

Para uma compreensão do método e da técnica que será utilizada durante todo o estágio é indispensável que antes apresentemos os princípios teóricos e práticos essenciais da terapia Cognitiva .

O desenvolvimento da TCC se deu em um momento histórico em que abordagem dominante era a psicanalise, e Aaron Beck um psiquiatra de renome e com uma formação psicanalista desenvolveu e cunhou o termo Terapia Cognitiva no início dos anos 60, até então orientada a uma psicoterapia breve de maneira estruturada voltada para o presente, direcionadas a resolver problemas atuais e modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais , no caso de depressão.

Muito embora a TCC tenha se originado com estudos focados para tratamentos da depressão, teve suas técnicas mais tarde utilizadas em outros transtornos como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (Toc), Transtorno da Personalidade, Transtorno de Ansiedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com