TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Cultura Na Humanidade

Monografias: O Surgimento Da Cultura Na Humanidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  5.765 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Desde a antiguidade, tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas. Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.

Do ponto de vista das ciências sociais, sobretudo conforme a formulação de Tylor, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Por seu turno, em biologia uma cultura é normalmente uma criação especial de organismos para fins determinados. No dia-a-dia das sociedades civilizadas vulgo costuma ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido normalmente se associa ao que é também descrito como "alta cultura", e é empregado apenas no singular.

Dentro do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. A cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam. A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres humanos. A antropologia entende a cultura como a totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.

Objetivo Geral

Tem como objetivo fazer com que as pessoas parem para refletir e se aprofundar em saber a importância do “surgimento da cultura na humanidade” e também “o conceito da cultura através da historia” pois tais assuntos podem auxiliar em tirar algumas duvidas sobre a cultura em que a sociedade habita, e o que realmente quer dizer cultura através da antropologia.

Objetivos Específicos

 Desmistificar o estudo da cultura.

 Mostrar as diferentes formas cultura.

 Relacionar o estudo da cultura e antropologia.

 Proporcionar o entendimento das manifestações culturais.

O Surgimento da Cultura na Humanidade

A própria cultura é uma característica biológica parece que todo ser humano tem como qualidade inata. A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver cultura, distinguindo - se dessa forma , ou de outros seres animais e vegetais.

 Todo grupo humano tem cultura, nenhum individuo é aculturado.

 A cultura não é vivida da mesma maneira por todos, há um movimento entre o instituído e o instituíste dentro de cada um de nós.

 Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por meios tradicionais, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados de gerações pra gerações.

 É o meio pelo qual o homem se adapta as condições, de existência transformando a realidade que inclui: conhecimento, educação, moral, costumes e normalmente crenças.

O importante é ressaltar que não há maneira mais correta ou incorreta de se pensar em cultura, mas é importante que consiga perceber que o uso popular tem formas de julgar pessoas e povos através de sua cultura. Nesse caso; cultura se torna um conceito que permite fazer discriminações, e ou até mesmo usar de preconceitos com os outros seres.

A evolução humana e o desenvolvimento de nossa inteligência que nos permite viver em cultura. O ser humano tem uma tendência a compreender que sua própria espécie é superior a todas as outras, por ter um cérebro que permite controlar o ambiente e os recursos de nossa sobrevivência. O desequilíbrio provocado pelo Homem em seu meio não é consequência apenas da necessidade de avanço industrial e urbano. É também do modelo para realizar esse progresso, que sofre de ausência de ética no relacionamento com as outras espécies.

Considerando a extrema diversidade cultural da humanidade, pode-se compreender cada grupo humano; seus valores definidos, suas exclusivas normas de conduta e suas próprias reações psicológicas aos fenômenos do cotidiano, e também suas convenções relativas ao bem e mal, do moral e imoral, ao belo e feio, ao certo e errado ao justo e injusto.

A relatividade cultural ensina que uma cultura deve ser compreendida e avaliada dentro de seus próprios moldes e padrões, mesmo que estes pareçam estranhos e exóticos. Os grupos humanos têm direito de possuir e fazer desenvolver a própria cultura sem interferências externas.

As formas de pensar e agir de grupos diferentes devem merecer o maior respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com