TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Sociologia

Dissertações: O Surgimento Da Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:

O surgimento da Sociologia foi marcado por movimentos e revoluções responsáveis pelo surgimento da modernidade. Tais eventos, ao transformarem o cenário social, fizeram surgir diversos problemas que precisavam ser explicados e compreendidos pela razão humana. Assim, a Sociologia nasce, neste contexto, como uma tentativa de resposta, isto é, como uma ciência social que objetiva explicar a sociedade.

a)Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a aos movimentos e Revoluções citadas e explicando o porquê dessas terem determinado a transformação da sociedade do século XIX. (Entre 10 a 15 linhas). (Vale 1,5 pontos)

R: A capacidade cultural de criação do homem sempre processou formas de compreender ou interpretar sua forma de estar no mundo. As várias explicações sobre ele nem sempre foram numa atividade racional e científica, foi espiritual na Idade Média, e posteriormente racional com os Iluministas que tratavam os temas medievais com claridade racional, que transformaram as Ciências Sociais numa estrutura sobre a razão, a razão dos modernos, assentada num conhecimento experimental e das ciências naturais e exatas. A sociologia surge de uma combinação histórica e temporal entre os problemas e pontos críticos da modernidade, e a formação teórica e metodológica estruturado numa forma de conhecer a realidade de modo racional e experimental. Mesmo que a sociologia tenha vinculação com a política imperialista do século XIX, a sociologia foi a primeira ciência a preocupar-se com a complexa rede de instituições sociais e grupos que constituem a sociedade, em vez de estudar um aspecto particular. Foi a primeira ciência a preocupar-se com a vida social como totalidade. Sua concepção básica é a de estrutura social: família, religião, moral, estratificação social, vida urbana, e todos esses aspectos da vida social como objetos da reflexão e pesquisa sociológicas.

b) Pesquise na internet evidências (texto-reportagem, artigo ou figura, foto, charge, pintura, etc.) que confirmem algumas das consequências das revoluções industrial e francesa na atualidade e as reproduza em sua AD (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc). Relacione as evidências reproduzidas às revoluções estudadas, explicando como as evidências indicam a influência das revoluções supracitadas. (não esqueça de citar a fonte de sua pesquisa). (Vale 1,5 ponto)

R: A Revolução Industrial marcou a criação da atividade industrial e fabril, antes da Revolução, predominava a produção artesanal, onde o artesão produzia do inicio ao fim, onde passou tudo para o operário. A maioria dos camponeses perdeu seu emprego, ampliando ainda mais o êxodo rural.

http://historia8alfandega.blogspot.com.br/2010/09/revolucao-industrial.html

Liberdade, Igualdade e Fraternidade as promessas da burguesia ao provo francês. Foi uma revolução muito diferente das rebeliões populares que aconteciam até então. A Revolução Francesa teve um cunho universalista, ou seja, pela primeira vez na história almejava-se uma ordem baseada na igualdade para todos.

O conceito moderno de cidadão foi desenvolvido durante a Revolução Francesa. O cidadão moderno é aquele que tem igualdade de direitos políticos e que nasce e permanece livre.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-francesa/revolucao-francesa.php

Questão 2:

Estabeleça a relação entre a letra da Música “Pequeno Cidadão”, de Arnaldo Antunes e Antônio Pinto, ao conceito e aos elementos caracterizadores do fato social. (Entre 10 e 15 linhas) (Vale 3,0 pontos)

Pequeno Cidadão

Agora pode tomar banho,

Agora pode sentar pra comer,

Agora pode escovar os dentes,

Agora pega o livro, pode ler.

Agora tem que jogar videogame,

Agora tem que assistir TV,

Agora tem que comer chocolate,

Agora tem que gritar pra valer!

Agora pode fazer a lição,

Agora pode arrumar o quarto,

Agora pega o que jogou no chão,

Agora pode amarrar o sapato.

Agora tem que jogar bola dentro de casa,

Agora tem que bagunçar,

Agora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com