TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TOYOTISMO

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

TOYOTISMO

O Toyotismo trata-se de um modelo de produção industrial criado para suprir as necessidades do mercado industrial do Japão pós Segunda Guerra Mundial, tendo como lema principal o Just in time, que na tradução literal significa: na hora, ou no tempo certo.

Foi desenvolvido por Eiji Toyoda, fundador da empresa automobilística Toyota, e mais dois amigos engenheiros Taiichi Ohno e Shingeo Shingo. O modelo criado por eles tem como principal objetivo implantar um sistema produtivo flexibilizado, que trabalhe por demanda e sem desperdícios.

Esse sistema visa o custo benefício, isto é, os produtos devem ser produzidos somente por encomenda. Para isso primeiro deve ocorrer a venda do produto, depois a compra da matéria-prima e por último a produção efetiva do produto. Desta forma é possível evitar o estoque de produtos e matérias-primas e consequentemente os desperdícios.

        O Toyotismo acredita que um modelo de produção enxuto consegue satisfazer melhor os clientes. Para isso desenvolveram princípios de gerenciamento de venda e atendimento ao cliente, como:

  • “Kaizen”: aprimoramento contínuo das operações de negócios;
  • “GenchiGenbutsu” (Vá e veja): avaliação constante dos processos produtivos e seus problemas;
  • “Desafio”: desenvolvimento de uma visão a longo prazo, onde os desafios são superados com criatividade e coragem. 
  • Trabalho em equipe: geração de oportunidades que visam o crescimento do desempenho individual do profissional e de toda a equipe;
  • Respeito: Todos os esforços serão realizados para entender o outro.

Para atingir seus objetivos o sistema conta com mão-de-obra qualificada, onde grande parte dos funcionários conseguem realizar todas as funções dentro do sistema produtivo. O trabalhador tem autonomia para parar o processo de produção para realizar possíveis reparos, além disso, a empresa pode realizar ajustes frequentes conforme a quantidade de produtos solicitados pelos clientes.

A principal desvantagem desse sistema é a diminuição da oferta de emprego, pois nesse modelo de produção um único funcionário consegue realizar diversas funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com