TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PSICÓLOGO SOCIAL

Por:   •  27/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

O TRABALHO DO PSICÓLOGO SOCIAL

Campus Paraíso

2019

Em primeiro enfoque sobre a atuação do psicólogo social, precisamos observar a importância das faculdades que oferecem nível superior para a formação de pessoas capacitadas e comprometidas com a área social. É preciso que o aluno perceba a importância de suas práticas, bem como toda a flexibilidade necessária para a atuação dentro da área social.

De acordo com Campos (2007) psicologia social é um campo onde se atua com ações específicas e direcionadas para intervenções sociais, observando-se as dinâmicas dos grupos, os aspectos políticos e éticos da sociedade. (SCARPARO e GARESCHI, 2007). Hoje, a atuação do psicólogo deve observar as questões sociais, das minorias, das situações de vulnerabilidade e refletir sobre seus modelos de atuação, sempre mantendo um olhar crítico acerca das questões sociais.

Bock, (2008), apresentou que as intervenções realizadas pelos psicólogos, devem observar as inter-relações sociais, e diante desse cenário o psicólogo norteará suas ações, de modo a se comprometer com a sociedade, e assim promover intervenções que possam ser transformadoras para aquelas pessoas e situações, De acordo com Azevedo e Pardo (2014), [...] “dessa forma, a utilização dos princípios teóricos da psicologia social comunitária apresenta congruência e contribui para o desenvolvimento de ações efetivas.”

O desenvolvimento da Psicologia Social se deu a partir de 1960, segundo Silva (2004), quando se percebeu a importância de se observar fenômenos como violência e preconceito e as relações sociais que se apresentavam dentro das dinâmicas grupais da sociedade. A partir de então, se viu um novo campo de atuação para a psicologia, sendo que dentro das comunidades, a psicologia social pode desenvolver ações como saúde coletiva, noção de grupo e papeis políticos sociais, e é o psicólogo facilitador das práticas sociais. (FREITAS, 1998).

Para  a comunidade é um campo de apropriação de conhecimentos, de construção de identidades e de crenças culturais; sendo assim, a psicologia social comunitária apresenta contribuições importantes ao enfatizar contextos sociais de investigação e prática. (AZEVEDO e PARDO, 2014)

O termo “social” busca enfatizar as interações sociais, sendo que a comunidade perfaz um espaço físico entre as pessoas ali envolvidas, existem então, os aspectos sociais, multifacetados, além das questões econômicas e culturais de cada região e que tecem as inter-relações. (GOIS, 1989).

Para Campos (2007), importância da psicologia social, é que ela integra as questões da psicologia social e da psicologia comunitária, no sentido de favorecer aos grupos/sociedade, espaço para discussão e reconhecimento de valores éticos, políticos, humanitários e busca desenvolver práticas direcionadas para as comunidades, promovendo a autonomia, o reconhecimento de potencialidades, auto estima. A psicologia social busca o desenvolvimento do indivíduo no social, nas suas relações, e segundo Freitas (2005), a psicologia social propõe o desenvolvimento de intervenções em ações políticas e sociais, e atua nos seguintes níveis:

(1) as repercussões psicossociais das condições de vida de indivíduos e grupos;

(2) a construção de conhecimentos para orientar a definição de objetivos e as estratégias de intervenção;

(3) o compromisso político e o desenvolvimento de práticas coletivas que valorizem as relações humanas. A atuação do psicólogo social comunitário representa uma referência para as práticas sociais com diretrizes teóricas e metodológicas. 

Para Freire, (1979), a psicologia social deve promover uma conscientização por meio da educação, pois os grupos sociais devem se organizar para superar as dificuldades e fortalecer seus vínculos, ou seja, a práxis da psicologia social deve se desenvolver com base numa visão crítica, favorecendo os vínculos sociais, para a superação das vulnerabilidades dos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com