TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRATAMENTO DE RESÍDUOS EM NAVIOS PETROLEIROS

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRATAMENTO DE RESÍDUOS EM NAVIOS PETROLEIROS

ALESSANDRA MARESCA MORELO -GP-3B

SÃO SEBASTIÃO,SP

ABRIL 2014

 RESUMO

Este trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar os procedimentos de tratamentos de residuos, realizados nos navis petroleiros brasileiros e extrangeiros que devem serem feitos com rigor e controle de órgãos responsaveis por normas técnicas e ambientais.Os processos de higieniação dos navis começa pela fiscalização constante dos órgãos vigilantes destas áreas como ABNT e IBAMA.

A responsabilidade dos funcionarios dos navios é gerenciar corretamente os resíduos dando a eles destinos corretos que não agridam o meio ambiente e sigam os padrões dos órgão reguladores, já existem notas técnicas que orientam tal processo como deve ser feito a príncipal e atual nota técnica é a 08/08 que consubstancia as diretrizes de coordenação geral de Petroleo e Gás para a implementação do Projeto de Controle de Poluição.Para a conquista dessas atividades da industria petrolifera foram realizadas diversas assembléis com debates das órgãos reguladores , das instituiçõs amientais e dos órgãos legislativos para a aprovação da lei 08/08.

Em pauta oque foi rigorasemente avaliado foi a incineração de resíduos a bordo no compartimento dos navios oque foi rigorasamente restrito.

 INTRODUÇÃO

Para começarmos a nossa analise a respeito desta pesquisa encontramos problemas,hipótes e soluções. Os primeiros problemas em questão sãoque as industrias petroliferas tem a dificuldade de atender as normas do IBAMA, que são, cumprir as exigencias ambientais organizando as estações de tratamento de esgoto sanitário e separador de água e óleo.O gerenciamento de resíduos deve ser ambientalmente reciclado seguindo os padrões dos órgão legislativos, o destino mais nobre aos resíduos são; o tratamento e deposição em local adequado, e depois o descarte do que não for matéria prima utíl mas sempre tratando qualquer que sejaa substância para descarte.

O descarte ilegal pode ocorrer em grande escala graves problemas ambientais irreversiveis como poluição de águas marinhas e manguezais fazendo comque ocorra uma deterioração nesses biomas acarretando na perda de espécies de seres vivos e animais aquaticos que dependendem destes ambientes para sua procriação e sobrevivência, como também ocorrendo algumas doenças cancerigenas em seres humanos pela contaminação extrema, enclusive no lensól freático.

OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo esclarecer e visualizr como são realizados os processos de tratamento de resíduos de navios petroleiros, ressaltando a existência da nota técnica 08/08 para a fiscalização pelo orgão responsável pelo meio ambiente e orientação de padrões legais que devem ser adotados pelasindustrias petrolíferas nacionais e internacionais.

METODOLOGIA

Este artigo foi uma fundamentação teórica que serviu como base para pesquisa deste assunto a ser abordado.

A pesquisa do referêncil teórico foi realizada na literatura disponível, utilizando sites governamentais, livros e legislações para dar uma idéia e contexto ao estudo de caso apresentado como exemplos da nota técnica 08/08 e para comprovações desta nota foram vistos documentos, certificados , registros e procedimentos de verificação alem de diveras entrevistas com especialistas da área off shore do setor de tratado de resíduos e efluentes.

A eficiência dos grupos ETE e S.A.O produzem documentações ligadas as embarcações e aos gestores das empresas de gerenciamentos de resíduos como participação fundamental no processo são, os analistas ambientais do IBAMA, funcionarios dos portos organizados e profissionais ligados a questões da Marinha do Brasil , segundo pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro que desenvolveram estudos comprobatórios sobre o assunto.

A CGPEG (Coordenação Geral de Petróleo e Gás do IBAMA)  lançou um projeto para o controle da poluição o (PCP) exigido nos processos ambientais dos empreendimentos marítimos de exploração e produção de petroléo e gás trazendo exigencias para o gerenciamento de resíduos.

Para o cumprimento da NT 08/08, é necessário demostrar conformidade com os níveis de poluentes como DBO, DQO, pH, Cloro livre, Coliformes fecais entre outros.Por isso são coletadas amostras e encaminhadas a laboratórios de análises especializadas e depois as amostras são encaminhadas para o IBAMA.

As caçambas onde são armazenados os resíduos devem ser resistentes a impactos e ao próprio material armazenado, as caçambas tem duas classificações; residuos reciclaveis e não reciclaveis.

[pic 1]

Caçamba coletora.

        Cada material tem seu armazenamento diferenciado eles são separados por cores e indicações padrão utilizadas pelas empresas, só é permitida a colocação direta de resíduos na caçamba se não forem contaminante já materias radioativos e lampadas fluorescentes são armazenadas em caixas como mostra a figura;

[pic 2]

Caixas de armazenamento de materias contaminantes e tóxicos.

As ETE que são as Estações de Tratamento de Efluentes armazenam um nivel limite que resíduos sanitários no qual são tratados e descartados, segundo o IBAMA esses resíduos são tratados e descartados a 4 milhas nauticas da costa, e para a ocorrenciadeste processo são usados alguns equimpamentos mostrados na figuaras abaixo.

[pic 3][pic 4]

Tanque de armazenamento

Painel de controle da ETE.        

[pic 5]

Tubo para coleta de esgoto saída da ETE.ESeparador de água e óleo mais comum como Bilg Water dispositivo monitorado e suas concentração não pode ultrapassar de 5 ppm .

[pic 6]

Incinerador de resíduos identificado quando esta em operação ou fora de operação.

[pic 7]

        Triturador de alimentos.

Compactador de resíduos

PROBLEMA  HIPOTESE

Mesmo com todo este trabalho e dedicação aos estudos levantados sobre o assunto, surge um problema no qual é  segundo o IBAMA  os resíduos depois de tratados são despejados a quatro milhas da costa .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (639.8 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com