TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Navio Petroleiro

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Com o fim da guerra civil angolana em 2002, o investimento contínuo em infra-estrutura, e a demanda por petróleo continua a se recuperar da recessão global, o petróleo cru angolano será um recurso importante para a China , os Estados Unidos e outros grandes importadores de energia .

Contexto

        Apesar dos esforços para a criação de fontes de energias renováveis, o petróleo contínua sendo a principal fonte de energia mundial, contabilizando 33,1% da produção mundial. Como o consumo e produção de petróleo não acontecem sempre nos mesmos lugares, o comércio internacional de petróleo é uma necessidade para compensar os desequilíbrios entre oferta e demanda. Seus derivados são utilizados em diversos segmentos da indústria.

        O transporte pode ser feito de diversas maneiras, caminhões, trens e oleodutos para meios terrestres e petroleiros e embarcações de apoio para meios marítimos. Historicamente os meios de transporte marítimos para transporte de cargas, sempre foram os mais utilizados, atualmente não é diferente, sendo 62% do petróleo transportado sendo feito por rotas marítimas, enquanto os outros 38% são feitos predominantemente por oleodutos, seguidos por trens e caminhões.

[pic 1]

        Objetivo

Tendo em vista o contexto acima, o objeto a ser projetado será uma embarcação do tipo Petroleiro, capaz de atender a crescente demanda dos grandes importadores de energia. Nesse primeiro relatório iremos apresentar o método de projeto, analisando e diferenciando a importância das suas funções, descrevendo o melhor caminho a se seguir para atingir os objetivos propostos inicialmente. Este método, leva em consideração o cenário em que essa embarcação irá atuar, relacionando-o com as expectativas da embarcação.

Very Large Crude Carriers (VLCC)

Contexto econômico - Angola

  • Óleo(30°-40°) – Baixo Enxofre(0.12-0.14%), perfeito para exportação.
  • Angola tem um consumo interno abaixo de 100,000bbl/d, com isso, quase toda a produção está disponível para exportação. Maiores importadores de óleo cru – China (38%), USA(14%). Angola é o segundo maior fornecedor de óleo cru para China.

[pic 2]

  • Angola  tem apenas uma refinaria, em Luanda, que não dá conta do refino de todo o óleo cru extraído. Logo, de acordo com , 80% do óleo extraído é exportado.

[pic 3]

  • A exploração de petróleo em Angola mais que duplicou após o fim da Guerra Civil (2002/896,000-2011/1,790,000), que restringia a exploração.
  • O óleo cru de Angola é “sweet”(baixa concentração de Enxofre) e leve, o que faz ser ideal para a exportação
  • Angola é o segundo maior exportador da África, Nigéria é o primeiro. Também é membro da OPEC.

China

Além de ser o país mais populoso, a china é o maior consumidor de energia do mundo, o que o torna extremamente influente no mercado mundial de energia. Segundo maior consumidor de óleo  e segundo maior importador do mundo, atrás apenas dos USA.

[pic 4]

De acordo com EIA, espera-se a importação de 75% do óleo cru utilizado no mercado interno, já que a demanda tende a crescer mais rápido do que o abastecimento doméstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (153.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com