TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Termo de Abertura

Por:   •  13/4/2015  •  Ensaio  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Gerenciamento de Projetos

Professora:

Equipe:

Laboratório de informática Educativo

Belém

2015

RESUMO

Atualmente, o avanço das tecnologias da informação e comunicação são vistos como nova maneira de aprendizagem, onde a educação é proporcionada por meio da tecnologia. Portanto este documento apresenta informações relacionadas à implantação de um laboratório de informática, constituído de: computadores interligados em rede com acesso à internet e softwares educacionais voltados para capacitação e aperfeiçoamento de alunos e professores. A pesquisa teve como base aulas e materiais didáticos utilizados em sala de aula.

Palavra-chave:

1. INTRODUÇÃO

O uso do computador torna possível o desenvolvimento de representações que são dinâmicas e interativas a um nível até então não praticável. Essa tecnologia tem o potencial de oferecer ao usuário acesso a uma variedade de informações, de maneira muito mais inclusiva do que as atividades e estratégias convencionais que permeiam o processo de ensino-aprendizagem.

Partindo do pressuposto de que o computador é uma ferramenta pedagógica que estimula a criança no seu desenvolvimento cognitivo, houve a necessidade da Escola Pequenos Brilhantes, propor a implantação de um Laboratório de Informática Educativa, com o intuito de estender aos alunos e professores o acesso às novas práticas de aprendizagem.

O gerente do projeto, com a colaboração de sua equipe, elaborou um planejamento do projeto onde serão abordados alguns processos do PMBOK, com intuito de estabelecer uma visão mais detalhada da Implantação do Laboratório de Informática Educativa.

[pic 1]

Termo de Abertura do Projeto.

Implantação do Laboratório de Informática

Objetivo do projeto

Oferecer aos alunos e professores uma ferramenta educacional com objetivo de contribuir para uma boa qualidade do ensino.

Objetivo específico

  • Despertar o interesse dos alunos pela ferramenta computador;
  • Desenvolver o processo de aprendizagem, cognitivo, sociais e afetivos dos alunos e professores;
  • Promover a inclusão digital na educação.

Justificativa

Atualmente a escola não possui um ambiente informatizado, tendo em vista, que a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Diante deste cenário, o LABIE, auxiliara na mediação pedagógica aumentam assim a interatividade entre aluno e professor, otimizando assim o processo de ensino aprendizagem.

Contudo, a escola propõe-se: preparar o aluno para viver em sociedade, ter acesso às informações, dar oportunidade aqueles que não têm acesso a informática, e qualificar os docentes.

Descrição Do Projeto 

O projeto consiste na implantação do LABIE e na aquisição de matérias necessários para o mesmo como: móveis, equipamentos, softwares. A proposta é instalar 1 quadro branco e 16 computadores (sendo 1 para o professor e 15 para os alunos) em uma sala com dimensões de 36m², a qual atenderá 30 alunos simultaneamente (2 alunos por máquina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (272.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com