TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termo De Abertura De Um Projeto - Estudo De Caso Em Um Supermercado

Trabalho Universitário: Termo De Abertura De Um Projeto - Estudo De Caso Em Um Supermercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  1.551 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Campus de Rio Paranaíba

ESTUDO SOBRE O SUPERMERCADO X

Rio Paranaíba – MG

Outubro/2012

ESTUDO SOBRE O SUPERMERCADO SMART RIO

Trabalho apresentado ao professor como exigência da disciplina, Gerência de Projetos, na Formação do Profissional Engenheiro de Produção, na Universidade Federal de Viçosa - MG.

Rio Paranaíba – MG

Outubro/2012

Introdução

Uma cidade, ao acolher uma universidade federal, precisa passar por transformações rápidas e consideráveis, a fim de receber os estudantes de maneira acolhedora e menos traumática. Em Rio Paranaíba, essa situação não foi diferente. Considerada como um refúgio para os idosos que não conseguiam mais viver na zona rural, Rio Paranaíba era uma cidade pacata e calma, sem muita perspectiva de crescimento. Mas com a implantação do campus da Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, tornou-se a menor cidade do Brasil a abrigar uma universidade federal. A partir de então cresce o destaque da pequena e tranqüila cidade na região, e no cenário nacional, recebendo pessoas vindas de diversos lugares do Brasil.

Com o crescimento acelerado da cidade, o comércio teve que se adaptar à continua crescente da demanda, porém, muitos estabelecimentos ainda não conseguiram se adaptar a essas mudanças.

O presente trabalho visa identificar um problema de um deles, no caso o Supermercado Smart Rio, e propor melhorias, a fim de solucioná-lo. Foram levadas em conta as sugestões dos clientes e dos próprios funcionários, para que nosso projeto atendesse um real problema.

Características da Empresa

DADOS GERAIS DA EMPRESA:

RAZÃO SOCIAL: Supermercado Rocha e Cia LTDA

NOME FANTASIA: Smart Rio

ENDEREÇO: Rua Capitão Franklin de Castro, 634 A

BAIRRO: Centro

CEP: 38810-000

CNPJ: 13096069/0001-02

INSC. EST: 0017175850034

TELEFONE: (34) 3855 1187

Área de atuação, produtos e serviços

O Supermercado Smart Rio atua no comércio varejista. A empresa possui aproximadamente 6000 itens diversificados, relacionados a gêneros alimentícios, bebidas, frios, laticínios, açougue, gás, brinquedos, calçados, pães e doces. A empresa oferece entregas em domicílio, sem cobrar taxas extras para as compras feitas acima de R$ 30,00 e as realizadas por telefone.

Estrutura física

O Smart Rio está situado num lote de 1080 m², sendo 460 m² de construção (280 m² de loja). Localizado na Rua Capitão Franklin de Castro, no bairro Centro, torna-se referência de localização no centro da cidade, atraindo grande movimento de clientes naturais da cidade, e também dos universitários. Possui várias gôndolas onde são expostos os mais de 6000 itens para atendimento de seus clientes, possui dois caixas, escritório, depósito, padaria e câmaras frias. A empresa foi instalada com os recursos do proprietário, juntamente com o recurso oferecido pela rede Smart, a qual já não faz mais parte por questões de viabilidade. Essa empresa possui como ponto forte a localização central e o atendimento diferenciado e acolhedor.

Projeto

Ao escolhermos o estabelecimento para implementar o projeto, percebemos muitos problemas os quais poderíamos propor soluções. A partir dessa dúvida resolvemos, então, permanecer no ambiente por algumas horas, tempo o qual aplicaríamos um questionário com perguntas simples para os principais clientes que adentrassem o recinto.

Foram analisados cerca de vinte relatórios, e por eles percebemos que o maior número de reclamações vinha da falta de espaço e organização do recinto, de maneira especial para a disposição das mercadorias de forma confusa nas prateleiras e na falta de espaço da padaria. A partir disso, e percebendo que a área construída ocupa menos de cinqüenta por cento do lote, e então, julgamos a solução do problema uma reforma de ampliação do estabelecimento.

Com a ampliação poderíamos dispor as prateleiras de maneira mais simétrica e continua o que ajudaria na disposição das mercadorias semelhantes, e deixando o ambiente mais livre, com mais fácil circulação. Poderíamos, também, aumentar e reformular o arranjo físico da padaria, de forma a proporcionar um espaço mais agradável para os clientes lancharem. Além de poder complementar o ambiente com uma área de “horti-fruti”, muito presente nos estabelecimentos mais recentes, e que aumentaria as opções dos clientes. Dessa forma aproveitaríamos mais o lote que o proprietário possui, e conseguiríamos atender as exigências que o aumento de demanda adquiriu.

Para isso, formulamos um Termo de Abertura do Projeto, que contém as principais características da melhoria proposta.

Termo de Abertura do Projeto

Título do Projeto:

“Reforma de ampliação da área comercial do Supermercado Smart Rio”

Cliente: Smart Rio Gerente: Lúcia Rocha Patrocinador: Rogério Rocha

Objetivos:

O Objetivo desse projeto é o aumento do espaço físico, a fim de reorganizar o ambiente interno e se adequar às necessidades identificadas pelo aumento de demanda em um período de aproximadamente dois meses.

Resultados esperados:

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com