TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teste Para Trabalho

Por:   •  24/4/2023  •  Abstract  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

Psicanalise de Freud

Sigmund Freud, apesar de ter se formado em Medicina e se especializado na área de Psiquiatria seu foco sempre esteve em Neuropsicologia, sendo assim fundou a Psicanálise com base nas experiencias vividas com Josef Breuer e a hipnose. Breuer apresentou para Freud seus casos de histeria, que foram tratados com a hipnose, onde os sintomas, ocasionados por sentimentos reprimidos, eram capazes de recordar a mesma situação e emoção associada aos problemas em questão.

A Psicanálise é um caminho teórico que visa explicar como a mente humana funciona. No decorrer do tempo, Freud elaborou duas teorias sobre a estrutura do aparelho psíquico e descobriu que os fenômenos mentais estariam divididos em três grupos: o primeiro incluía tanto pensamentos, quanto lembranças e outros eventos que podiam tornar-se conscientes de forma fácil, denominado de pré-consciente; e o segundo compreendia os elementos psíquicos que para se tornarem conscientes demandavam um grande esforço; que se deu o nome de inconsciente; e também a consciência, que consiste naquilo que está dentro da percepção imediata do indivíduo. A segunda teoria, que é mais recente e mais aceita, Freud os remodelou para Id, Ego e Superego, onde as características do inconsciente são atribuídas ao Id, as características do consciente são atribuídas ao Ego, e as características do consciente e do inconsciente são atribuídas ao Superego.

Ao aprofundar seus estudos sobre sensações e emoções reprimidas, Freud observou que tais sentimentos eram decorrentes de divergências na ordem sexual presente nos primeiros anos de vida do indivíduo. Freud acreditava que as fases em sequencia eram baseadas em zonas erógenas e que o fracasso na conclusão de uma fase deixaria a criança com fixação nessa zona erógena. A primeira fase é a Oral, durante essa fase a criança está voltada para os prazeres orais, como chupar; a segunda fase é a Anal, durante essa fase o principal foco é o controle da bexiga e do intestino; a terceira fase é a Fálica em que as zonas de prazer se voltam para os órgãos sexuais; a quarta fase é a de Latência, nesta, os impulsos sexuais são reprimidos e energia sexual das crianças é dirigida a outras trocas; a quinta e última fase é a Genital envolve o despertar dos impulsos sexuais e um interesse sexual no sexo oposto. Durante a fase Fálica ocorre um processo conhecido por Complexo de Édipo. Fase que, para Freud, os meninos desenvolvem um desejo sexual por suas mães de forma inconsciente e passam a enxergar os pais como oponentes, disputando por carinho e atenção.

Behaviorismo

Para Burrhus F. Skinner a forma correta de pensamento está entrelaçada a teoria conhecida como Behaviorismo, afirmando que o comportamento é uma resposta a estímulos externos. Um dos conceitos mais importantes elaborados por Skinner foi o Condicionamento Operante que consiste no reforço positivo, reforço negativo, na punição e extinção de um comportamento. Os reforços positivo e negativo fortalecem determinado comportamento, tornando pais provável a sua ocorrência, e a punição e extinção enfraquecem determinado comportamento.

Para analisar o condicionamento em ação, Skinner realizou um experimento e inventou o que hoje conhecemos como “Caixa de Skinner”. Para conduzir o experimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com