TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho

Exames: O Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

O trabalho é uma necessidade para o individuo, é através dele que podemos ter realizações pessoais e riqueza, mas ao mesmo tempo dissabores que nos levam ao desânimo e insatisfação pessoal. O trabalho pode nos proporcionar diversas sensações desagradáveis, tanto emocionalmente como fisicamente, ele nos expõe a insegurança, stress e assedio moral, que vai da perseguição à demissão.

Muitas vezes o trabalhador é explorado de tal forma que o desanima do trabalho, levando a ficar desempregado por muito tempo. Temos diversos tipos de trabalhos, o qualificado e desqualificado, os que pagam bem e os que não pagam bem, trabalho legal e ilegal, e muitos outros que estão ligados com a posição social em que se encontra o individuo.

O mundo em que vivemos faz com que o homem trabalhe para ter bens materiais e status, atingindo as metas criadas pelo mercado, são tantas as pessoas em busca de oportunidade e sensações, não imaginam que em outras épocas se trabalhava apenas para sobrevivência e para servirem os mais afortunados, já em tempos atuais o trabalho tem a força da troca, temos a teoria do valor-trabalho, desta forma temos os trabalhadores e os proprietários de capital, é preciso de homens que trabalhem no campo ou na indústria para manusear as ferramentas necessárias e desta forma ele é pago com salário em troca de seus afazeres regularmente, desta forma a força do trabalho é uma mercadoria, sejam elas concretas e objetivas, como a fabricação de sapatos, roupas, até mesmo serviços prestados de funilaria, pintura e outros.

Antigamente trabalhar era indigno, somente os escravos o faziam, para sustentar a si e os seus donos, até a Idade Moderna, o trabalho era algo inconcebível, estava relacionado à miséria e pobreza, após a Idade Moderna o trabalho passar a ter outra colocação, deixou de ser repugnado e passou a ser digno e valorizado, isso aconteceu no século XX com as mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais, o salário passou a ser medida de qualidade proporcionando um ganho maior para o trabalhador, mas não era para todos.

Os trabalhadores lutavam pela superação social e melhores condições, foi criado o Direito do Trabalho, em apenas alguns países, foi de suma importância para dar aos trabalhadores um estatuto social, desta forma o trabalhador exerce a cidadania.

No Brasil o Direito do Trabalho, surge bem mais tarde, mesmo assim os trabalhadores sofriam muito, só no governo de Getulio Vargas, foi criado o Ministério do Trabalho, a carteira de trabalho, que trouxe benefícios ao trabalhador, como a jornada de 8 horas, férias, salário mínimo, levando a consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943.

A CLT veio para proteger os trabalhadores assegurando os direitos e deveres entre trabalhadores e patrões. O trabalho é um direito assegurado pelo governo, quando isso não acontece o governo institui uma renda mínima que ampara as famílias dos desempregados, idoso e deficiente, mas cabe ao Estado inserir o individuo em programas de recolocação de trabalho.

Na sociedade industrial, um depende do outro para produzirem o que precisa e desta forma o trabalho contribui para a coesão social. Para Karl Marx, o trabalho social, feito pelo coletivo só beneficia um individuo que concentra o poder e a riqueza, o trabalhador é simplesmente uma peça da maquina, que aumenta o lucro do capitalista e reduz os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com