TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo No Espaço Escolar

Exames: O Trabalho Do Pedagogo No Espaço Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

ORIENTAR O PROCESSO DA ELABORAÇÃO DOS PLANEJAMENTO DE ENSINO JUNTO AO COLETIVO DE PROFESSORES DA ESCOLA.

O pedagogo responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico-didático junto com os professores, direção e a comunidade escolar em função da qualidade do ensino e aprendizagem. São vinte e três atribuições designadas ao pedagogo no espaço escolares e todas essas funções são de extrema importância na organização da escola, entretanto, destaca-se aqui a atuação do pedagogo na orientação e no acompanhamento dos professores na elaboração das aulas. Por acreditar que a ação de planejar implica a formação do ser humano. O ato de planejar significa organizar as ações que serão desenvolvidas , uma definição simples , mas um tanto complexa. Para planejar o professor precisa ter claro: que aluno pretende formar. Então o planejamento contribuirá na concretização daquilo que se almeja, ou seja , a relação da teoria com a prática.

Entende-se que para pensar na prática, faz necessário de uma teoria, de uma concepção de ensino e aprendizagem.

Esta concepção contribuirá na mudança da prática pedagógica. Nesse sentido é de fundamental importância da atuação do pedagogo como profissional que:

Atua em várias instância da prática educativa direta ou indiretamente ligadas a organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica (LIBÂNEO,p68,2002)

O pedagogo poderá contribuir auxiliando o professor na organização do planejamento clareando, desde a definição de uma concepção até na clareza dos objetivos, metodologia e avaliação itens básicos que compõem um planejamento. Quando o professor define claramente: O que? Como? E para quê? Será

ensinado determinado conteúdo , a avaliação deixará de ser punitiva e passará a fazer parte da formação de educando .

LIBÂNEO , JOSÉ CARLOS . AINDA AS PERGUNTAS: O QUE É PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO, O QUE DEVE SER O CURSO DE PEDAGOGIA .IN:PIMENTA ,SELMA GARRIDO (ORG) . PEDAGOGIA E PEDAGOGOS : CAMINHOS E PESPECTIVAS. SÃO PAULO: CORTEZ , 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com