TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Escolares

Trabalho Escolar: O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste portfólio estão relatados os conhecimentos adquiridos neste semestre com o estudo dos conteúdos de Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação,O trabalho do Pedagogo nos espaços educativos e A ação docente e a diversidade humana.

Também foram realizados questinamentos com profissionais e aluno da Escola Municipal Francisco da Fonseca, onde foi possivel perceber como é importante a atuação com compromisso destes profissionais e o olhar do aluno no que tange a diversidade.

O tema inclusão vem sendo tema de discurssão e de vários debates e não poderia ser diferente para nós futuros profissionais da educação, conhecer e analisar de perto essa questão na instituição escolar e como essa inclusão vem sendo aceita e trabalhada pelos educadores.

DESENVOLVIMENTO

Neste semestre os conteúdos estudados são de grande valia para o conhecimento teórico dos acadêmicos. Fazendo uma relação entre os questionamentos realizados e com o conteúdo estudado, pode-se afirmar que uma das questões fundamentais de serem trabalhadas no cotidiano escolar, na perspectiva da promoção de uma educação atenta à diversidade cultural e à diferença, diz respeito ao combate à discriminação e ao preconceito, tão presentes na nossa sociedade e nas nossas escolas. Por isso o professor deve ter um olhar investigativo, reflexivo sobre essas questões em sua sala, deve-se sempre promover conversas informais, discurssões e debates sobre este tema, pois com certeza as crianças que apresentam alguma limitação física ou intelectual sofre muito com esse preconceito.

Na pagina 14 do Livro “A ação docente e a diversidade humana” cita que:

Uma das questões fundamentais de serem trabalhadas no cotidiano escolar, na perspectiva da promoção de uma educação atenta a diversidade cultural e a diferença, diz respeito ao combate à discriminação e ao preco9nceito, tão presentes na nossa sociedade e nas nossas escolas. Em recente pesquisa, realizada com o objetivo de identificar diferentes manifestações do preconceito e da discriminação nesses espaços, foram claramente evidenciados os sutis processos de discriminação que permeiam nossas práticas sociais e educacionais em suas diversas dimensões.

(CANDAU,, 2003).

Com essa citação temos que ter a consciência de orientar, incentivar e mostrar aos nossos alunos como é prejudicial qualquer tipo de discriminação ou preconceito.

Nos questionamentos realizados com a pedagoga a mesma disse que na escola o trabalho é realizado por um conjunto de profissionais que interagem para a formação do aluno. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por um ensino eficiente capaz de alcançar os objetivos propostos pela instituição. A ação do pedagogo e professor é imprescindível para que a escola possa realizar um trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo. Quando recebemos um aluno com deficiência, somos estimulados a rever nossa prática e a buscar outras formas de ensinar.

A cooperação em sala de aula entre eles pode ser um fator importante para a inclusão dos alunos com deficiência, pois permite interação e troca de experiências. O desenvolvi¬mento de algumas estratégias pode ser decisivo para criar um ambiente de cooperação em que aqueles alunos que têm mais habilidades em algumas disciplinas possam ajudar aqueles com menos habilidades. Outra estratégia é o Ensino Cooperativo onde o professor da classe comum e o professor do ensino especial trabalha em conjunto, em parceria, trocando idéias e levantando questões quanto às necessidades individuais de cada aluno, procurando atender às suas pecualiaridades. Existem, também, adaptações que podem ser necessárias para facilitar a realização de atividades para quem possui alguma limitação motora, sensorial ou cognitiva. Esses recursos são chamados de “ajudas técnicas” ou “tecnologias assistivas”.

Quanto ao aluno que sofre com algum tipo de preconceito, ela afirmou que o mais importante nesse processo é a consciência e a responsabilidade da escola, diante da busca de melhores metodologias e estratégias de ensino frente a esse aluno, buscando seu desenvolvimento não somente no aspecto cognitivo, mas também, emocional, afetivo e social. Na sociedade em que vivemos é normal ter preconceito. O preconceito faz parte da natureza humana, desde o início da humanidade. O homem desconfia e tem medo de tudo o que é diferente dele mesmo, do “outro”.

Nos questionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com