TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Em Sala De Aula: Teorias Para Quê?

Por:   •  11/11/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A Didática em geral, é teórico-prática. Ela pesquisa, experimenta e sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo da educação, com o objetivo de ser apropriada e eficaz na ação educativa. É a ferramenta diária do professor.

Mas nem sempre as práticas que são usadas pelo professor em sala de aula, são teóricas. A prática é intercedida por contradições, que a impossibilita de reconhecê-la como uma única teoria. No cotidiano de uma sala de aula, os professores descobrirão princípios próprios de suas teorias, e com isso, terão o que dizer sobre as relações de ensino. Assim as teorias se organizam junto com a prática cotidiana.

Este saber, juntamente com a diversidade do cotidiano, resulta na maior ou menor organização das atividades em sala de aula, nos variados critérios de desenvolvimentos das atividades, na forma como o professor irá desenvolver seu trabalho, nas variações de obstáculos e metas.

No uso das práticas pedagógicas, existe um objetivo, do qual os professores partilham, mas quando usados em sala de aula, fica exclusivo de cada um.

A bagagem que o professor traz consigo; sua relação de vida, sua experiência, sua formação, etc.; influencia na maneira como o professor lida com esse enredo. Com esses auxílios, o professor faz algumas opções, e se conecta de um modo próprio, com o conhecimento.

O professor tem um papel primordial na formação dos alunos, pois cabe a ele dar aos alunos o incentivo e o auxílio pelo conhecimento adequado, incluindo os alunos nas atividades escolares, mostrando a esses alunos os direitos e deveres nas rotinas escolares, alternando suas atividades, e principalmente, trabalhando de uma forma que mostre a eles a grande importância deles como agentes de transformação social.

O trabalho docente é um conjunto de atividades planejadas, que tem como objetivo chegar a um propósito de aprendizagem, por meio da produção e do incentivo, com dinamismo e criatividade.

A composição desse trabalho na educação infantil tem como temas, o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, conteúdos curriculares, a avaliação da aprendizagem, as alternativas metodológicas como projetos, temas geradores e centro de interesse.

Os professores precisam ter uma noção muito extensa sobre organização do trabalho docente, pois esta tarefa é complicada e instável. Nessa coordenação, existem diversos fatores incluídos, que podem interferir no resultado.

Algumas circunstâncias são vistas como essenciais para essa preparação, tais como, o plano diário, saber quem é o aluno, considerar sua faixa etária, o conteúdo do ensino, desenvolver atividades com metas claras, oferecer harmonia e integração, a conduta a ser desenvolvida, saber o método de avaliação, ter o pleno entendimento de que a relação de professores e alunos, é um princípio importante no ganho do aprendizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com