TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"O Trabalho Em Sala De Aula: Teorias Para Quê?" Qual A Importância Das Teorias Para O Trabalho Docente?

Casos: "O Trabalho Em Sala De Aula: Teorias Para Quê?" Qual A Importância Das Teorias Para O Trabalho Docente?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 2

É importante fazer uso dos procedimentos de ensino para proporcionar meios para que os alunos assimilem conhecimentos verdadeiramente. Importante também, pois ajuda no conhecimento de cada aluno, já que cada um assimila conhecimento de formas diferentes.

Os critérios adotados de seleção são a adequação aos objetivos estabelecidos para o ensino e aprendizagem; a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a se efetivar; as características dos alunos, como, por exemplo, sua faixa etária, o nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem e as condições físicas e tempo disponível.

Esses critérios são importantes para o professor escolher o melhor caminho para suas ações pedagógicas, entendendo como procedimento didático e organizado para o trabalho pedagógico.

Cada recurso didático- metodológico tem seus pontos positivos e negativos, fazendo com que possam ser adaptados e utilizados de acordo com cada tipo de aluno.

Acredito que hoje os recursos mais utilizados são as aulas expositivas (em alguns locais de uma forma diferente e não como antigamente), o livro didático e os jogos e brincadeiras. Esses recursos têm pontos a serem adaptados e melhorados para que os alunos aprendam cada vez mais e melhor.

Todos os recursos são de grande valia, mais posso citar mais detalhadamente dois que considero mais importantes o livro didático e a literatura infantil.

O livro didático é importante por ser utilizado pelo professor como um apoio pedagógico. É um recurso utilizado por despertar gosto pela leitura e auxiliar na busca de respostas e resolução de problemas.

Porém, é importante que o professor oriente os alunos para que busquem outras fontes de informação. O professor também deve apresentar textos que possam ser utilizados de forma interdisciplinar.

A literatura infantil tem grande caráter lúdico, levando os alunos a desenhar, imaginar ou inventar outras histórias a partir daquela que foi contada. Importante para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a organização do pensamento de forma lógica.

Mesmo assim o professor tem que tomar alguns cuidados para que a história seja bem contada, conhecendo bem a história, fazendo um planejamento, contando com alegria, pronunciando bem as palavras, etc.

É de grande importância principalmente na Educação Infantil para o desenvolvimento da linguagem, criação, imaginação, etc.

Acredito que jogos e brincadeiras também são recursos valiosos, pois ajudam na interação e são capazes de gerar um estado de vibração e euforia. Auxiliam no processo de desenvolvimento de aprendizagem e permitem novas aquisições culturais, sociais, linguísticas e éticas. Mas ainda assim é importante um planejamento do professor para que esses jogos e brincadeiras sejam utilizados no ambiente escolar de forma proveitosa.

O recurso didático – metodológico que leva ao aluno aprender de forma lúdica seria uma sugestão minha para ser incorporado nas escolas com mais ênfase como, por exemplo, filmes e brincadeiras que estimulam os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com