TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisar o texto “O trabalho em sala de aula: Teorias para quê?”

Seminário: Analisar o texto “O trabalho em sala de aula: Teorias para quê?”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo dos séculos a educação passou por um processo de evolução, desde as civilizações antigas até os dias de hoje, ainda existem diversas tendências pedagógicas que visam o pleno desenvolvimento humano. Dentre os vários modelos pedagógicos, métodos educacionais, metodologias de ensino e aprendizagem existe uma grande preocupação. Como deve ser o trabalho pedagógico?

Ao analisar o texto “O trabalho em sala de aula: Teorias para quê?” percebo que toda a educação tem seus objetivos para serem alcançados, vemos nos projetos pedagógicos, diversas habilidades e competências as quais as crianças devem adquiri-las em determinado período do tempo, entretanto, para alcançarmos metas precisamos compreender que necessitamos de estratégias, precisamos conhecer e aprimorar nossos conhecimentos sobre as teorias e tendências pedagógicas. É de extrema importância que os professores passem a refletir sobre suas práticas, sem, no entanto, estarem constantemente vinculados apenas a uma delas. O modo como o professor trabalha e lida com a complexidade depende do modo como ele interpreta os acontecimentos. O modo de interpretar depende, por sua vez, da sua história, da sua formação, da sua experiência, bem como do acesso aos conhecimentos produzidos historicamente, tais conhecimentos-teóricos, sistematizados, devem nortear os fundamentos para entendimento do desenvolvimento das crianças, dos seus modos de aprender, das formas de ensinar, sobre os conteúdos, valores, prioridades da época. É preciso lembrar que, antes de adotar e utilizar uma teoria, o professor deve refletir sobre suas características, investigando aquela que mais convém ao seu desempenho acadêmico, procurando, em sua operacionalização, avaliar sua competência e sua qualificação, buscando agir com eficiência e atuar com qualidade, compreender que o ensino não é só passar conhecimento, mas sim propiciar condições para que a auto aprendizagem aconteça.

Não podemos falar da ação, da prática de um professor, sem rotulá-lo, deveríamos, no mínimo, ter acesso às suas concepções, a explicitação de como o professor pensa o que fazer, como fazer e para que fazer, como ele se organiza e planeja, quais são os objetivos e intenções, como fornecer elementos que subsidiem a compreensão do seu trabalho.

É muito importante para o professor estar se atualizando sobre os conteúdos e na sua prática pedagógica, sabe-se que a ciência evolui a cada dia e essas evoluções originam-se em cada área do conhecimento, levando-o a sala de aula, local adequado de passagem e geração de novos conhecimentos. A organização do ambiente em sala de aula também é importante pois pode motivar ou desmotivar um aluno em seu processo de aprendizagem, um ambiente rico e bem organizado, que não basta apenas os materiais didáticos adequados, embora seja de extrema importância, é preciso que eles estejam articulados de maneira que favoreça a construção do conhecimento da criança, materiais didáticos, como jogos, livros e brinquedos devem ficar expostos em sala de aula para que as crianças tenham contato, lembrando que o educador deve incentivar, interagir com as crianças, direcionar para que eles tenham contato com todos os materiais. A dinâmica do trabalho do professor é sustentada principalmente pelas relações que estão estabelecidas com as crianças e entre elas.

Quando o educador se apropria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com