TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Profissional: Instrumentação Para A Intervenção

Artigos Científicos: O Trabalho Profissional: Instrumentação Para A Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 2

1 APRESENTAÇÃO

O Grupo de idosos do CRAS do município de Belém, assiste atualmente cerca de 30 idosos, os mesmo se reúnem 1 vez na semana (terça-feira).No decorrer do estágio pude perceber que o referido grupo não conta com atividades que envolvam oficinas, após amplo debate com os participante do grupo implantaremos o projeto Idosos Ativos para a implementação das ações a serem desenvolvidas com este Grupo.

O desejo de desenvolver tal projeto situa-se do quadro que nos foi apresentado pelos próprios idosos, e toda a equipe do Cras.Tendo em vista a necessidade de acompanhamento de atividades que possam contribuir ativamente na melhoria da qualidade de vida desses participantes.

Com a finalidade de resgatar a autoestima, diminuir a ociosidade e descobrir as habilidades de cada participante. Serão desenvolvidas atividades/oficinas voltadas para o grupo de idosos, como uma forma de inclui-las no convívio social e comunitário.

2 JUSTIFICATIVA

Os Grupos de convivência para idosos contribuem para a promoção do envelhecimento ativo e a preservação das capacidades e do potencial do individuo nessa fase.

Pretendemos com as oficinas mensais, estimular a pessoa da 3° idade novas formas de inserção na vida em comunidade através de atividades de promoção da autoestima e convívio social.

Cerca de 30 idosos participam das reuniões semanalmente no Cras e por isso foi vista, através do estágio, a necessidade da implementação das atividades de oficinas.

Nessas condições temos em vista obtermos um resultado deste trabalho e a certeza de podermos colaborar para uma melhoria presente e futura, também quebrando a rotina na qual os idos já estão acostumados.

O Projeto visa contribuir para a inclusão social do idoso, reconhecendo-o como um ser pensador, ainda capaz de realizar e potencializar seus dotes artísticos, resgatando assim a sua auto-estima e encaminhando-o para uma longevidade mais digna e saudável.

2 OBJETIVOS

4.1 GERAL

Melhorar o atendimento no grupo de idosos do Cras, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social.

4.2 ESPECIFICO

Proporcionar ao idoso, a possibilidade de desenvolver seus potenciais artísticos, por meio de oficinas criando condições de inclusão social desses cidadãos e resgatar a autoestima dos mesmos. Com isso mudando a rotina dos encontros semanais.

OFICINAS: Coral, Dança, Hidroginástica, Jogos, Artes Manuais.

5 PÚBLICO ALVO

Tal projeto visa atender ao grupo de idosos do Cras devidamente cadastrados na instituição.

6 METAS A ATINGIR

Desenvolver, no grupo de idosos do Centro de Referencia de Assistência Social oficinas que possam resgatar a autoestima, promover a participação social, fortalecer vínculos e desenvolver seus potenciais artísticos.

7. METODOLOGIA

O trabalho será realizado por meio de oficinas operativas. As oficinas serão desenvolvidas ao longo de várias semanas, sempre abordando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com