TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Psicologia

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 5

Esse artigo trata do documentário, Chil of Rage (1990), visando analisar o diagnóstico e o tratamento dado para Beth, a protagonista do filme. O documentário é feito usando gravações do psicólogo, Dr. Ken Magid das suas sessões nas quais tratou a menina e nais quais confrontava­a com seus comportamentos anti­sociais. O filme também mostra depoimentos da família sobre como sentiam a situação de viver sobre total estresse e medo. Além de depoimentos da menina que admite ter vontade de machucar e matar a sua família.

O filme trata de duas criança, Elizabeth e Thomas, que foram adotada por um casal aos seus 19 meses (Beth) e 7 meses (Thomas). As crianças passaram por meses de abusos antes de chegar na casa do casal Tim e July. Os pais adotivos logo notam vários problemas comportamentais, que logo se mostram como sintomas da violência e abuso sexual que sofreram nas mãos dos pais biológico.

O comportamento de Beth, aos 7 anos, é particularmente agressivo, sexual e invasivo com o irmão. Ela tem uma visível dificuldade de se conectar com outros indivíduos, e falta total de remorso ao machucar ou assustar sua família, Beth não tinha noção de certo e errado. Logo no início do documentário ela é diagnosticada com dificuldade de criar laços, a criança não confia, não se doa.

A menina alfinetava o cachorro, matou filhotes de passarinhos, escondia facas (com o objetivo de machucar seus país e irmão) e se masturbava constantemente. E mesmo admitindo todos os seus atos com bastante consciência, ela nunca demonstra culpa pelos atos.

O comportamento da menina demonstra muitos traumas, por causa de abuso sexual e maus tratos. Ela age violentamente com o irmão e os pais, faz ameaças, tem impulsos de mata­los ou/e agredi­los é um comportamento assustador e que não parece ter solução.

O foco da minha analise é no tratamento e na cura dada á criança, e nos motivos e traumas que a levaram á um comportamento agressivo como o apresentado no documentário. A menina, foi retirada da custódia dos pais biológicos com pouco mais de 1 ano e alguns meses. Nesse período, de acordo com a análise Freudiana de desenvolvimento psicossexual, ela sofreu traumas nas fases oral e anal.

De acordo com Freud, na fase oral, a criança aprende a lidar com o prazer e frustrações de pulsões orais, ligadas aos mecanismos de prazer e capacidade de lidar com frustrações, é uma fase que trata da ligação entre mãe e filho. A fixação nessa fase pode causar depressão/ dependência dos outros. Fase na qual se forma o ego.

Na fase Anal, ainda de acordo com Freud, a criança lida com o controle da tensão intestinal, aprendendo a lidar com frustração e desejo de satisfazer suas necessidades. Essa fase, assim com a fase oral, é fundamental para definir a personalidade do indivíduo. A fixação nessa fase leva a neurose obsessivo­compulsiva, Fase de interiorização das normas sociais.

Beth, após passar por abusos na fase oral e inicio da fase anal, tinha comportamentos muito agressivos. Colecionava facas no quarto, mentia, agredia e atormentava o irmão e ameaçava matar os pais e o irmão. O comportamento piorava com as tentativas dos pais de colocar a menina em contato com a realidade da dor e sofrimento que ela causava ao irmão, assim como coloca­la em contato com a consciência de que era errado assassinar ou machucar quem quer que seja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com