TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Tchoukball

Por:   •  16/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 4

CEFET-MG/Campus Divinópolis

Trabalho de

Educação Física

Nomes: Ana Júlia de Lima Martins

        Jordânia dos Santos

        Nathália Pereira

        Thales

Turma: 1° A / Eletromecânica

Professor: Matheus Alexandre

 

[pic 1]


                             

       

 

Introdução


O tchoukball foi criado após Dr. Hermann Brandt perceber que vários atletas se lesionavam na prática de atividades físicas. Dr. Brandt decidiu, então, criar um esporte que não permitisse contato físico, como forma de construir uma sociedade humana viável. O nome vem da união de "tchouk", o barulho que a bola faz ao bater no quadro, e "ball", bola em inglês.
Na década de 1980, o esporte se desenvolveu principalmente em Taiwan (onde hoje é o terceiro esporte mais popular).O país também sediou o primeiro torneio mundial, em 1984.
Este esporte se caracteriza por combinar elementos do handebol, do voleibol e da pelota basca. É gerido pela Federação Internacional de Tchoukball, fundada em 1971, que organiza campeonatos pelo mundo. A Federação tem hoje treze países-membro e vinte e três membros observadores.

  • Origem do Tchouckball:

O Tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, um eminente médico suíço, nascido na cidade de Genebra, que durante toda sua carreira cuidou de inúmeros atletas que se contundiam na prática de esporte. Os estudos do Dr. Brandt sobre Tchoukball começaram no início dos anos 60 e resultou de uma pesquisa crítica e científica dos esportes de equipe mais populares. 

A partir de seus estudos, o Dr. Brandt constatou que as lesões ou os traumatismos dos atletas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indivíduo e às numerosas formas de agressões presentes em alguns esportes. Sua análise reforçou esta inquietude quanto ao valor educativo dos esportes modernos que, segundo ele, não podem fundamentar-se na fabricação sistemática de campeões, mais sim "contribuir na edificação de uma sociedade humana viável”.

Assim, a partir dessa constatação, o Dr. Brandt criou um novo jogo, o Tchoukball, o qual expõe na obra Estudo Científico dos esportes de equipe. Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do Voleibol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.

  • Características:
  • O jogo exclui qualquer esforço por prestígio, seja pessoal ou coletivo.
  • O jogo requer dedicação total.
  • O jogo é antes um exercício social que uma atividade fisica.
  • Caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.
  • Regras:
  1. Cada equipe deve ter no máximo 12 jogadores, sendo sete titulares e cinco reservas.
  2. Cada partida é disputada em três períodos de quinze minutos.
  3.  Um jogador marca ponto para sua equipe se ele arremessar a bola sobre o quadro de remissão de maneira que seja impossível para o adversário fazer o rebote antes de a bola cair no chão. 
  4. Não há campos definido; cada equipe pode finalizar em ambos os quadros de remissão.
  5. Não se pode interceptar os passes da outra equipe - não mais de três passes antes da finalização.
  6. Não é permitido dar mais de três passos de posse da bola.
  7. Não é permitido segurar ou provocar o adversário.
  • Lesões:

Sobre as lesões, a mais comum é a famosa “bolada no dedo”. Seja em uma defesa ou recepção de um passe, se você não estiver bem preparado/posicionado pode e machucar. De resto, as lesões ocorrem conforme os cuidados cotidianos de cada pessoa, mas com certeza, no Tchouckball, os riscos são muito menores

               

  • Curiosidades:

  • Tchoukball é uma modalidade considerada como o “esporte da paz”, pois em sua prática, o nível de cooperação supera o de competição
  • O nome vem do barulho que a bola faz quando bate na rede. 
  • Momentos Marcantes:

Durante os anos 1980, Taiwan levou o Tchoukball a um nível diferente, com um investimento substancial tornando-se o principal país onde  o Tchouckball é praticado, até os dias de hoje. Em 1984, foi realizado o primeiro torneio mundial de Tchouckball, em Taiwan.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (323.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com