TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico de Segurança do Trabalho

Por:   •  15/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Entrevista

Técnico de segurança do Trabalho:

Entrevista em 05/07/2017

1, Quais as principais funções de um técnico de segurança do trabalho? Na sua atuação com técnico de Segurança do trabalho quais são suas principais funções?

      A principal das funções de um técnico de segurança é atuar na prevenção acidentes, este é o grande objetivo.

     Entre as funções esta, orientar e coordenar o sistema de Segurança do Trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando política de prevenção; Inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa e determinar fatores de riscos e acidentes; Orientar os funcionários no que se refere as normas de segurança; Promover e ministrar treinamentos sobre segurança e qualidade de vida no trabalho entre outros.

2, Por que você escolheu ser técnico de segurança do trabalho?

    Sempre achei essa uma profissão muito interessante, trabalhar na manutenção da segurança do trabalhador, manutenção de sua saúde e vida. Uma profissão digna e que tem estado em desenvolvimento, dessa forma a demanda desses profissionais é muito ampla e as empresas estão se dando conta da necessidade de ter um profissional como esse trabalhando em seu efetivo. Enfim, a todo o momento estão surgindo novas oportunidades de emprego e novas vagas para esse profissional em todo o país.

3, O uso do equipamento de proteção ainda é um problema? Justifique.

     Com certeza, é muito comum encontrarmos empresas onde os funcionários acham desnecessário o uso de EPIs.

     Muitos trabalhadores consideram um incômodo desnecessário o uso de EPIs, tudo isso por falta de informação correta sobre o uso destes equipamentos. Para dizer que cumprem as leis do trabalho, a maioria das empresas fornece os EPIs, porém não mantêm técnicos responsáveis pela distribuição, acondicionamento e instrução de uso dos EPIs. Dessa forma não há nenhuma fiscalização e esses trabalhados acabam por não usar.

4, Como você vê o papel da Cipa?

    A CIPA é um grande aliado do técnico em segurança do trabalho, ela ajuda nas investigações de acidentes de trabalho e trajeto. Discuti as soluções dos referidos acidentes com os setores pertinentes, sugere ações para neutralizar possíveis fontes geradoras de riscos tanto os de acidentes e como os de doenças ocupacionais. Ajuda a empresa na divulgação e cumprimento das normas de Segurança do Trabalho e ainda estimula o interesse dos funcionários pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

5, Defina com suas palavras o que é Segurança do trabalho.

     É um conjuntos de medidas que são adotadas com a intenção de minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, e dessa forma proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador, lembrando ainda que a  Segurança do Trabalho é definida por normas e leis.

6, Depois de formado e atuante na àrea de Segurança do trabalho você indica algum curso de aperfeiçoamento?

   Primeiramente dois cursos básicos:

  Curso de informática é um dos cursos extra curricular mais básicos e importante. O Técnico de Segurança do Trabalho precisa saber pelo menos o básico para poder elaborar um PPRA, criar um banner, uma placa de sinalização, orientação, etc. Eu mesmo já tive que criar muitos Mapas de Risco  a partir do computador.

    É importante que todo Técnico de Segurança do Trabalho tenha CNH. Em empresas pequenas acontece muito do técnico ter que levar pessoas acidentadas ao hospital.

    Curso como falar em público se tiver dificuldade para falar em público esse curso é muito importante. Afinal Técnico de Segurança do Trabalho precisa saber falar em público, isso é básico. 

    Os cursos de engenharia agregam muito valor a nosso currículo e fica como mais uma profissão em que podemos trabalhar, pode-se especializar em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com