TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DOS ÁCIDOS SUPERFICIAIS NO TRATAMENTO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO

Pesquisas Acadêmicas: O USO DOS ÁCIDOS SUPERFICIAIS NO TRATAMENTO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 2

O USO DOS ÁCIDOS SUPERFICIAIS NO TRATAMENTO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO

O conceito de belo imposto atualmente faz com que as pessoas se desesperem diante de um espelho e corram atrás do que acreditam ser possível: encontrar a “fonte da Juventude” dentro de um frasco de cosmético. (RIBEIRO, 2006)

A estética, a cosmetologia e a medicina estética, estão pesquisando e buscando novos métodos para resolver este o envelhecimento cutâneo que tanto incomoda as pessoas e tem conseguido desenvolver tratamentos que, mesmo não eliminando esse envelhecimento, com certeza conseguem uma melhora visível, resultando no resgate da auto-estima. (RIBEIRO,2006)

Envelhecer significa compensar degenerações e insuficiências orgânicas. A flacidez da pele, diminuição do coxim gorduroso, hipercinese muscular e desgaste ósseo produzem aspecto cada vez mais desfavorável na estética facial. ( MAIO, 2004).

O processo de envelhecimento ocorre tanto por causas genéticas, mudanças hormonais, associadas á menopausa (envelhecimento intrínseco), quanto por influências ambientais, como luz solar, vento, umidade, doenças dermatológicas, fumo, álcool, alimentação (envelhecimento extrínseco). (OKUBO,2004)

A pele não agredida pelo sol caracteriza-se por seu aspecto sem manchas, pigmentação homogênea e textura macia. Com o passar dos anos, a velocidade de renovação celular diminui, e o peeling é um procedimento que visa acelerar o processo de esfoliação cutânea, promovendo a renovação celular, pelo uso de substâncias químicas. Dessa forma, a pele adquire aspecto mais jovial e renovado. (OKUBO, 2004)

O peeling superficial age na epiderme, camada mais superficial da pele, têm como objetivo afinarem ou removerem o estrato córneo sem lesar o estrato granulomatoso. (BORGES, 2006)

Para a realização dos peelings superficiais utilizam- se como substâncias ativas os alfa-hidroxiácidos (AHAs), beta-hidroxiácidos (ácido salicílico), ácido tricloroacético (TCA), ácido azelaico, solução de Jessner. Os ácidos superficiais são indicados para casos de acne, fotoenvelhecimento leve, eczema hiperquerostático, queratose actínica, rugas finas e melasma. (OKUBO, 2004)

Este trabalho terá como objetivo estudar os efeitos dos ácidos de classificação superficial no tratamento do envelhecimento facial cutâneo, através da pesquisa bibliográfica, para compor mais uma modalidade de tratamento estético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com