TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO EFICIENTE DA ÁGUA NA INDÚSTRIA

Artigos Científicos: O USO EFICIENTE DA ÁGUA NA INDÚSTRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Água uma das substâncias mais comum em nosso planeta é também umas das mais essenciais para a vida, desde os primórdios responsável por desenvolver grandes civilizações cobre 75% do nosso planeta. Embora abundante apenas 3% dessa agua é doce e 1% dela acessível para o consumo imediato sendo que um terço da população vive em países que consomem mais água do que o país oferece.

Com o passar dos anos e com crescimento demográfico mundial, aliado à intensificação das práticas econômicas, a água se tornou um recurso cada vez mais escasso em determinadas regiões.

Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano, é esse cenário atual que vem preocupado a todos e sendo o estopim para novas ações para a preservação e “reciclagem” dessa agua.

Quando falamos de reciclagem de água vem algumas possibilidades porem o foco atual é o reuso e conservação dos recursos naturais por indústria que indústria utiliza a água para várias finalidades como geração de vapor, de força motriz, higienização e nos próprios processos produtivos, mas quando não tratada, a água residual dos processos industriais resulta em perdas, tanto ambientais quanto econômicas. Diversos setores, a exemplo da agricultura e do turismo, sofrem os efeitos diretos dessa prática ainda recorrente.

Apesar da importância ambiental e econômica o reúso da água é uma ação pouco difundida no setor industrial, isso ocorre pela falta de políticas públicas, de legislações específicas, de financiamentos e de acesso à tecnologia sendo mais fácil adesão por empresas grandes do que as pequenas que sofrem com as multas e dificuldades no acesso as pesquisas e implantação das tecnologias, porem o setor deve comprometer com a causa.

E como esse setor pode usar esse recurso natural de forma mais eficiente? É os processos produtivos os maiores vilões no uso da agua na indústria e podem ser minimizados com algumas ações que veremos a seguir:

• Recirculação: onde se reutiliza a água no processo, podendo ser no esfriamento de equipamentos, lavagem, transporte de materiais ou até mesmo em outro ponto da fabricação desde que tratada.

• Reuso: podendo se dividir em três categorias

o Reuso Direto: Uso planejado dos recursos hídricos provenientes de efluentes, tratamentos de esgotos ou captações pluviais para o uso industrial;

o Reuso Indireto: Quando a água já utilizada é tratada e despejada nos corpos hídricos para diluição, e captada novamente justamente para o reuso;

o Reciclagem Interna: A forma mais econômica de reuso industrial, onde após o uso a água é tratada dentro das instalações industriais e reutilizada na própria produção.

• Redução do consumo: pode ser feito através da otimização dos processos, melhoramento das operações, redutores de fluxo em privadas, eliminação de fugas no sistema sanitário ou até mesmo conscientização dos usuários da água.

O uso mais eficiente da água em uma indústria exige a participação de todos e a empresa deve a todo o momento avaliar como aproveitar e diminuir os custos com água, pois além de reduzir o impacto ao meio ambiente reduz os custos na produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com