TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia sobre: o uso da tecnologia no ensino de ciencias

Por:   •  14/4/2016  •  Monografia  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 6

AUTARQUIA BELEMITA DE CULTURA, DESPORTOS E EDUCAÇÃO – ABCDE[pic 1]

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO SÃO FRANCISCO – CESVASF

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

[pic 2]

NATÁLIA APARECIDA ANDRADE MARÇAL

O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM OS ALUNOS DO 6° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ESTANISLAU LUIS BIONE NO MUNICIPIODE OROCÓ

Belém do São Francisco – PE

2015

NATÁLIA APARECIDA ANDRADE MARÇAL[pic 3]

O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM OS ALUNOS DO 6° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL ESTANISLAU LUIS BIONE NO MUNICIPIODE OROCÓ

Orientador:Prof.° Msc. Inaldo Moreno de Sousa

Belém do São Francisco – PE

2015

        SUMÁRIO[pic 4][pic 5]

1.  JUSTIFICATIVA        .4

2. OBJETIVOS        .5

2.1 GERAL        .5

2.2 ESPECÍFICOS        .5

3. METODOLOGIA DA PESQUISA        .6

3.1 Descrição da área de estudo ............................................................................6

3.2 Período de pesquisa .........................................................................................6

3.3 Coleta de dados ................................................................................................6

3.4Análise de dados...............................................................................................7        

4. RESULTADOS ESPERADOS.............................................................................8

5. CRONOGRAMA        .9

6. REFERÊNCIAS        10

1. JUSTIFICATIVA

   Tendo em vista as dificuldades da infraestrutura da escola, incluindo a falta de qualidade de um bom ensino e novas formas de metodologias, o trabalho tem como finalidade inovar os métodos de aplicar as aulas de ciências, usando a tecnologia como ferramenta que irá atrair mais interesses dos alunos.

  É valido ressaltar que as dificuldades irão apresentar durante todo o trabalho, porém será interessante, pois, mais esforço será dado todo o decorrer da pesquisa. Superando as limitações que ainda dificultam a ligação entre o ensino na escola e as inovações da tecnologia. Será visto também como forma de praticidade e agilidade nos momentos que os educandos estarão utilizando as ferramentas tecnológicas.

  Além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa, o irá aluno passar de um simples receptor, que só observa, para mais ativo e participativo. Será visto também como forma de praticidade e agilidade nos momentos de absorver os conteúdos da disciplina de ciências.

2. OBJETIVOS

        

        

2.1 Objetivo geral

  • Investigar o uso da tecnologia na sala de aula, como metodologia para inovar a aprendizagem no ensino de ciências e saindo do método tradicional, tendo como prioridade beneficiar os alunos.

2.2 Objetivos específicos

  • Investigar asatividades desenvolvidas na disciplina de ciências usando a tecnologia como principal ferramenta.

  • Analisar o comportamento dos discentes em sala de aula em relação ao uso indevido do aparelho celulare outras tecnologias.
  • Sugerirumaproposta de ensino que facilite as aulas de ciências e que diferencie do tradicional.

3. METODOLOGIA

A metodologia será empregada com a finalidade de alcançar os objetivos, através de levantamento de dados e informações por meio de questionários contendo questões diretas, serão desenvolvidas também observações em campo (escola/sala), registros fotográficos, para se entender as questões relacionadas a temática do estudo,  como o diagnóstico do uso da tecnologia em sala de aula(celular).

3.1 Descrição da área de estudo

        O atual município de Orocó era parte integrante (distrito) da extensão territorial da cidade de Cabrobó. Ele foi constituído em município autônomo pela lei estadual de n° 4.976 de 20 de Dezembro de 1963 que levou a sua sede de categoria de cidade. O município deOrocó está localizado no estado de Pernambuco, a uma latitude 08º 33' 12" sul  e uma longitude 39º 27' 48" oeste estando  a uma altitude de 349 metros, entre as cidades de Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó, situada as margens do Rio São Francisco, possui aproximadamente 14.279 habitantes. Com uma área de 503 km², o município fica através das rodovias asfaltadas: BR- 428 BR- 232 via salgueiro e ainda a rodovia estadual PE- 360, que dá acesso á BR- 316 via Belém do São Francisco/Floresta. Os limites municipais são: ao Norte Parnamirim/PE, ao Sul, Estado da Bahia (Curaçá), ao Leste Cabrobó/PE, e ao Oeste Santa Maria da Boa Vista/PE. O nome Orocó é de origem indígena, “Oro” significa entre montanhas.

3.2 Período de pesquisa

A pesquisa será desenvolvida entre os meses de maio e agosto  (2015).

3.3 Coleta de dados

O trabalho sobre o uso do aparelho celular em sala de aula , terá um  enfoque crítico analítico. Os principais instrumentos de pesquisa serão observações e questionários dirigidos aos professores e alunos. Terá ainda como principal objetivo, aferir como anda a percepção dos discentes e docentes  sobre  o uso da tecnologia em sala de aula em especial o celular , a fim de que haja  uma análise mais profunda sobre o uso correto  dessa tecnologia entre os  indivíduos pesquisados.

De acordo com Godoy (1995, p.58), explicita algumas características principais de uma pesquisa qualitativa, os quais embasam esse trabalho: “considera o ambiente fonte direta” dos dados e o pesquisador como instrumento chave; possui caráter descritivo; o processo é o foco principal de abordagem e não o resultado ou o produto; a análise dos dados é realizada de forma intuitiva indutivamente pelo pesquisador; não requer o uso de técnicas e métodos estatísticos; e, por fim, tem como preocupação maior a interpretação de fenômenos e atribuições de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com